Narrativa de bolsonaristas sobre resgate é “delírio político”
Coluna foi publicada no sábado (11)
Estado de São Paulo
No afã de capitalizar politicamente em torno do resgate de brasileiros da Faixa de Gaza, bolsonaristas levantaram uma tese que é prejudicial à imagem de Israel. Depois de o ex-presidente dizer que pediu apoio a assessor do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu para ajudar na repatriação, aliados foram às redes sociais afirmar que foi a intervenção de Jair Bolsonaro que garantiu o retorno aos brasileiros.
“Isso é um delírio político”, diz Michel Gherman, professor do núcleo interdisciplinar de estudos judaicos da UFRJ e pesquisador da Universidade de Jerusalém. Para ele, a mensagem é perigosa para os brasileiros e pode até estimular o antissemitismo. “Passa a ideia de que Israel age com os mais baixos interesses políticos”, concluiu.
CUIDADO. O governo brasileiro vai oferecer alojamento e vacinas aos 34 brasileiros incluídos na lista de resgate na Faixa de Gaza. Quando chegarem ao Brasil, os repatriados receberão atendimento médico imediato e ficarão dois dias em Brasília, em acomodações cedidas pela FAB.
CHEGA... O presidente Lula deu passos largos na aproximação com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e fortaleceu o “cinturão petista” em cidades do Agreste, onde teve média de votos superior à do estado. Nesta semana, após autorizar início das obras da duplicação da BR-423, Lula conversou por 40 minutos com Raquel.
...MAIS. Interlocutores da governadora de Pernambuco apostam que o caminho está aberto para eventual filiação ao PSD, que é da base de Lula, e também para acordos na formação de palanques em 2024. Entre eles, em Caruaru, onde a tucana já foi prefeita.
NÃO DESENROLA. Quem conversou com Lula nos últimos dias teve a impressão de que ele está cada vez mais indeciso na escolha para a Procuradoria-Geral da República. Lula avalia ainda ouvir mais um ou dois subprocuradores, mas promete decidir logo após o feriado.
COBRANÇA. O PT vai ao Supremo Tribunal Federal contra o perdão de multas concedido pelo governador Tarcísio de Freitas a quem descumpriu regras sanitárias na pandemia. Bolsonaro pode ter de pagar R$ 1 milhão.
OPORTUNIDADE. Os Correios vão lançar ainda em novembro um novo programa de bolsas de estudo. O nome do projeto está sendo fechado. Na primeira etapa, a ideia é a estatal financiar 100 bolsas de graduação de funcionários de nível médio, como carteiros e atendentes, sendo 50 delas para homens e 50 para mulheres. A universidade e o curso serão de escolha do servidor
FOLGÃO. Os deputados transformaram o feriado de 15 de novembro, próxima quarta, em uma super folga de 10 dias, que já começou. Só retornarão depois do dia 20. Com isso, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) pode escapar da convocação na Comissão de Agricultura. Na sequência, a ministra viajará à COP-28, em Dubai.
VIAGEM. Depois, deputados avaliam que o motivo da convocação pode ter esfriado - Marina foi convocada na esteira da crise entre o agronegócio e o governo Lula por causa de perguntas na prova do Enem críticas ao setor.
Para ver, ouvir e pensar
Livro: Você Aguenta ser Feliz?, Arthur Guerra e Nizan Guanaes
Filme: Nyad, Netflix
Música: Un-break My Heart, Toni Braxton
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo