Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Empresa de estimação deixa ministro mal na foto

Coluna foi publicada no domingo (1º)

Cláudio Humberto, com colaboração de Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos | 02/09/2024, 13:36 13:36 h | Atualizado em 02/09/2024, 13:36

O enroladíssimo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) tenta se livrar do emaranhado em que se meteu com os irmãos Joesley e Wesley Batista, dizendo agora que o governo “não tem empresa de estimação”. Virou motivo de piada: por 17 vezes, ele próprio ou prepostos receberam a holding J&F, na gestação de medida provisória (MP) que favoreceu a compra da Amazonas Energia pela Âmbar, pertencente à dupla. A MP malandra neutralizou uma dívida bilionária e possibilitou a transação.

De pai para filho

A empresa de estimação ganha a Amazonas pelo custo (do consumidor otário) de R$ 15,8 bilhões na Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Quem paga a compra

Assim, o cliente abestado é obrigado pela MP de Lula a pagar na conta de luz, por 15 anos, o negócio envolvendo a Amazonas Energia.

Metade do dobro

Para se ter ideia da jogada, a Amazonas precisava apenas de R$ 8 bilhões (cerca de metade do valor de “compra”) para equilibrar as contas.

Até o TCU se mexeu

Esse negócio exala odores tão ruins que até o Tribunal de Contas da União, francamente governista, recomendou sua anulação.

Brasil se junta a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela...

O banimento do X nivelou o Brasil às cinco ditaduras que dotaram medida idêntica. A pretexto de restringir redes sociais, Coreia do Norte, China, Cuba, Irã, Mianmar, Turcomenistão e Venezuela conseguiram vedar o acesso de milhões de pessoas a esse espaço onde se expressavam livremente na crítica aos governos. Ditadores como Nicolás Maduro tentam disfarçar, direcionando sua ira contra Elon Musk, dono do X, como o fez recentemente, mas o objetivo mesmo era calar os críticos.

Efeito manada infeliz

O Brasil está longe de ser a ditadura apontada pela oposição, mas, comprando essa briga, acabou adotando prática semelhante.

Culpando o mensageiro

Tentar culpar o mensageiro pelo conteúdo da mensagem é tão absurdo quanto criminalizar os Correios pela carta com conteúdo criminoso.

Só o Brasil perde

Além da credibilidade, pode também afetar os investimentos e até o Real a briga que custa a perda de valioso espaço de livre expressão.

Maduro na cadeia

Enquanto Lula finge normalidade sobre a Venezuela, o senador chileno Felipe Kast convocou congressos de seis países a acionarem a Corte Penal Internacional pela prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Marina no Senado

Marina Silva (Meio Ambiente) vai explicar no Senado os incêndios que devastam Amazônia, Cerrado e Pantanal. O arrocho na ministra foi proposto por Leila Barros (PDT-DF), senadora da base aliada de Lula.

Intimação pelo X

Gustavo Gayer (PL-GO) resgatou notícia sobre a dificuldade da Justiça para notificar a senadora governista Eliziane Gama (PSD-MA). “Pode intimar essa aí pelo X também?”, provocou o deputado.

Sabatina em ajustes

Só nesta semana que o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vão se reunir para afinar detalhes sobre a sabatina e posterior votação da indicação de Gabriel Galípolo ao BC.

É um loroteiro

Por ignorância ou má-fé, Lula cobra explicação por alterações na taxa de juros do Brasil, como se o seu governo não fosse responsável pelas medidas (e gastos) que afetam a economia.

Temer condecorado

O ex-presidente Michel Temer recebeu a Comenda “Jubileu de Diamante” em comemoração aos 75 anos da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo. Temer é associado desde 1970.

Pensando bem...

...os BRICS virou grupo dos países anti-liberdade de expressão.

Poder sem pudor

O delegado professor

Recém-nomeado, Tancredo Neves foi para São João Del Rey exercer a promotoria. Com aquela conversa que o levaria ao poder anos mais tarde, foi chegando e arranjando namorada. Mal sabia que o delegado havia proibido namoro nas praças, por isso ele se misturou aos muitos casais que ocupavam um dos jardins públicos da cidade. A polícia chegou de repente e expulsou todo mundo. Tancredo se preparava para protestar contra a violência quando foi notado pelo delegado. Rápido no gatilho, o policial mostrou que tinha muito a ensinar a Tancredo: “Doutor, botei esse pessoal para fora para deixar o senhor à vontade...”

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: