Obras para corrigir desnível na Ponte da Passagem devem durar até março de 2026
Uma das faixas no sentido Vitória-Serra está interditada devido às intervenções

A Ponte Carlos Linderberg, mais conhecida como Ponte da Passagem, que liga a Reta da Penha à Av. Fernando Ferrari, em Vitória, irá passar por obras para substituição das juntas de dilatação para melhoria da segurança viária na região. Motoristas que passaram pela área notaram a interdição de uma pista para a realização do trabalho.
Em entrevista à TV Tribuna/Band, o secretário de obras da prefeitura de Vitória, Gustavo Perim, a previsão é que a obra seja entregue em março de 2026. De acordo com ele, a deterioração das juntas causava desconforto para os motoristas que passavam no local, já que havia se criado um desnível no asfalto.
Devido à retenção, alguns motoristas reclamaram do impacto no trânsito causado pela interdição de uma das faixas. Em horários de pico, a região que já apresentava engarrafamentos constantes, deve ficar com o trânsito ainda mais complicado.
Segundo o secretário, a expectativa é de que a partir da noite desta quarta-feira (24), a faixa interditada seja liberada durante o dia, com interdições somente durante a noite.
"Sabemos que a obra causa um certo transtorno, mas esse é um trabalho necessário, uma vez que as juntas já estavam deterioradas. Vamos fazer a recuperação das estruturas de concreto, por isso, durante o dia, é necessário a interdição de uma das faixas. Estamos na expectativa, porém, de que na noite desta quarta-feira a primeira etapa da obra seja finalizada, assim, iremos liberar a faixa para trabalharmos no período noturno", explicou o secretário.
A obra
De acordo com a prefeitura, a obra consistirá na substituição de dois tipos de juntas de dilatação localizadas no vão central e as das cabeceiras. Serão instalados modelos de alto desempenho, todas com sistema de drenagem integrado para evitar infiltrações.
Segundo o secretário, as juntas tem a função de absorver as variações de calor das placas de concreto, a fim de suportar as variações de temperatura dos dispositivos sem impactar a estrutura da ponte. "Com o tempo e agressividade do trânsito, é normal que a estrutura deteriore e necessite de reparos", explicou.
Cronograma e etapas
Os trabalhos estão sendo realizados inicialmente no sentido Serra → Vitória (Av. Nossa Senhora da Penha para Av. Fernando Ferrari) e, após conclusão, no sentido contrário. Cada etapa inclui:
- Instalação de canteiro de obras sob a ciclovia;
- Sinalização temporária completa;
- Demolição controlada do pavimento existente;
- Preparação do berço com aplicação de grout e resina epóxi;
- Instalação das novas juntas e lábios poliméricos;
- Sistema de drenamento com tubos de PVC;
- Reinstalação de barreiras New Jersey e limpeza final.
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