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Cidades

Vila Velha vai estar na rota de ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta

Empreendimento inclui uma linha tronco de 80 km de extensão que vai contemplar Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta


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Imagem ilustrativa da imagem Vila Velha vai estar na rota de ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta
"Ramal Anchieta" prevê um trajeto de 80 km de extensão, que vai contemplar os municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta |  Foto: - Divulgação

Vila Velha irá fazer parte da nova ferrovia do Espírito Santo, que ligará os municípios de Santa Leopoldina a Anchieta. O projeto "Ramal Anchieta" prevê um trajeto de 80 km de extensão, que vai contemplar os municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. 

O ramal ferroviário será uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, construído por meio de uma parceria entre a Vale e os governos federal e estadual. O investimento soma um valor de R$ 6 bilhões. 

A linha ferroviária visa aumentar a eficiência logística, reduzir custos de transporte e impulsionar a economia dos municípios capixabas que fazem parte do traçado previsto no projeto.

Confira o trajeto do "Ramal Anchieta":

Imagem ilustrativa da imagem Vila Velha vai estar na rota de ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta
Trajeto do "Ramal Anchieta": |  Foto: - Divulgação

Cronograma 

Superados os desafios relacionados ao licenciamento ambiental e às desapropriações das áreas, a expectativa é que os estudos sobre a construção do novo ramal ferroviário sejam concluídos em dois anos. Após aprovação do projeto, as obras deverão ser iniciadas em até seis meses, com previsão de conclusão em cinco anos.

Investimentos

Além do Ramal Anchieta, a Vale anunciou a doação do projeto básico do trecho que ligará Anchieta a Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118, nome da via planejada até a capital do Rio de Janeiro. 

No Norte do Estado, a Petrocity prevê investimento de R$ 5 bilhões para construir a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, com previsão de 460 quilômetros e ligando Ipatinga (MG) e São Mateus.

Além disso, o Ministério da Infraestrutura autorizou a construção e operação de outras duas estradas de ferro no Estado.

São elas: a Juscelino Kubitschek, também da Petrocity, de Barra de São Francisco, Norte do Estado, a Brasília (DF); e um projeto da Macro Desenvolvimento que ligaria um porto em Presidente Kennedy a Conceição de Mato Dentro (MG).

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