VÍDEO | Adolescente canta durante cirurgia cerebral em hospital de Vitória
Procedimento foi realizado nesta quinta-feira e durou 10 horas
Escute essa reportagem
Uma cirurgia de alta complexidade realizada no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, nesta quinta-feira (14), contou com um momento repleto de emoção: durante a remoção de um tumor cerebral, a adolescente Isabely Amaral Faria, de 14 anos, cantou um louvor.
Isabely, que é moradora da Serra, foi submetida ao procedimento após apresentar intensas crises convulsivas, devido a um tumor cerebral. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o tumor estava localizado entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória.
“Tal localização torna uma possível cirurgia bastante delicada e complexa uma vez que mesmo uma leve compreensão sobre essas áreas pode causar danos importantes para a vida da paciente”, explicou o médico neurocirurgião Walter Fagundes.
Durante a preparação para a cirurgia, o médico responsável pelo caso propôs que o procedimento fosse realizado com a adolescente acordada. “Inicialmente ela ficou assustada, mas aceitou. Tivemos várias reuniões com a equipe médica e diretoria do hospital infantil para viabilizar a cirurgia", disse o neurocirurgião.
O procedimento durou 10 horas e foi realizado com sucesso. “Durante a ressecção do tumor, tínhamos conversas com a adolescente testando a fala e a memória. Ela, cristã evangélica, chegou a cantar o louvor ‘Perto de Ti’ durante a cirurgia. Ao final, foi possível retirar todo o tumor”, contou o Dr. Walter.
Agora, Isabely está internada em leito semi-intensivo para se recuperar. Ainda de acordo com a Sesa, o quadro da adolescente é estável. O pai da adolescente, João Batista Faria, agradeceu o trabalho da equipe. “Em primeiro lugar, nós agradecemos a Deus por tudo ter dado certo e também ao Dr. Walter Fagundes e toda a sua equipe. Nossos sinceros agradecimentos por toda atenção e preocupação demonstrados com a Isabely desde o início”.
Comentários