X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Verão: plano para evitar falta de energia em 70 cidades do ES

Ação prevê obras e manutenções preventivas, como a substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Verão: plano para evitar falta de energia em 70 cidades do ES
Verão: plano para evitar falta de energia em 70 cidades do ES |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A estação mais quente do ano está chegando e a fim de evitar a falta de energia nesse período, que costuma vir acompanhada de temporais, a EDP, responsável pela distribuição de energia elétrica em 70 município do Estado, divulgou nesta terça-feira (05) em um evento no Palácio Anchieta, na capital, o Plano de Verão.

A ação prevê obras e manutenções preventivas, como a substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes, a implantação de novas tecnologias e sistemas automatizados, assim como melhorias e modernização de equipamentos.

Um exemplo de tecnologia trabalhada é a implantação de novas lógicas de SelfHealing (Transferência Automática de Cargas), que permite o uso de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia elétrica.

Além disso, neste verão a EDP estará com reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), equipes multidisciplinares e a migração de equipes de outras regionais.

“O Plano Verão coloca mais pessoas prontas para uma eventualidade. Esperamos que elas não precisem atuar, mas é normal que no verão haja fenômenos meteorológicos, mais necessidades, e por isso aumentaremos em até 40% nossas equipes que ficam em prontidão”, explicou Marques da Cruz, CEO da EDP na América do Sul.

O governador Renato Casagrande afirmou que ter uma empresa capaz de se planejar para os eventos climáticos é fundamental.

“Enquanto a gente não conseguir o equilíbrio do planeta vamos continuar tendo eventos climáticos extremos e a empresa precisa fazer todo um procedimento de ter linhas mais resilientes e de responder mais rapidamente”.

Ao longo do ano a EDP também faz um trabalho preventivo com a poda de galhos de árvores que ficam próximos às redes, afinal, em momentos de eventos climáticos severos, o sistema elétrico é fortemente impactado por agentes externos, principalmente a vegetação.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas mais de 75 mil podas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: