X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Verão chega mais quente e vai trazer chuva de volta, diz Incaper

Estação começa sexta-feira e pode marcar recordes de temperatura. Também será um período de muita umidade


Imagem ilustrativa da imagem Verão chega mais quente e vai trazer chuva de volta, diz Incaper
Praia lotada: temperaturas devem ficar entre 31º e 33°C em algumas regiões do Estado durante o verão |  Foto: Roberta Bourguignon/AT

“Vem chegando o verão, um calor no coração”, diz a música cantada por Marina Lima. Vem chegando? Sim! Apesar do Brasil já ter sofrido com ondas de calor – aumento anormal das temperaturas durante um dado período – a estação mais quente do ano ainda está por vir!

A estação, que começa à 0h27 de sexta-feira (22), será marcada pela possibilidade de mais ondas de calor e pelo retorno da chuva, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Leia mais sobre Cidades

“Pode ser que ocorram recordes de temperaturas, como ondas de calor. Não estão descartadas. Só não é possível afirmar quantos graus acima da média serão essas ondas”, afirma a meteorologista do Incaper Thabata Brito.

Segundo o Incaper, o principal sistema meteorológico de atuação no Espírito Santo no verão é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade.

Ele vai desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se para o Oceano Atlântico. A ZCAS causa chuvas, que podem ser intensas.

“Já era para estar chovendo desde meados de outubro. Este mês tivemos alguns episódios, mas a chuva está bem atrasada. De sexta-feira (18) até janeiro vai ter o retorno da ZCAS, trazendo de volta o período chuvoso, normal do verão”, afirma Thabata Brito.

A meteorologista observa que o fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas do oceano Pacífico, influencia no clima.

Por exemplo, no excesso de chuvas do Sul do Brasil e na seca no Nordeste, neste período do ano, mas não no Sudeste.

“O El Niño não influencia o padrão de chuvas no Sudeste. Mas pode influenciar nas temperaturas”, avalia Thabata.

De acordo com o Incaper, a média característica acumulada de precipitação para a estação supera os 450 milímetros na maior parte do Espírito Santo. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28º e 30°C na região serrana e 31º a 33°C nas demais regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia diz que nove ondas de calor atingiram o Brasil este ano. A Climatempo destaca que nos estados do Sudeste, como o Espírito Santo, o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. “Os dias estão mais longos que as noites”.

Saiba mais

Verão

Na sexta-feira (18), à 0h27, oficialmente tem início a estação, com o solstício de verão, quando o polo sul ficará com máxima inclinação para o sol, segundo a Climatempo.

Neste dia, em Vitória, o sol nasce às 4h58 e se põe às 18h21. São 13h23 de luminosidade, considerado o dia mais longo do ano.

Esse tempo aumenta quanto mais próxima a cidade estiver do polo sul - Ushuaia (extremo sul da Argentina): 17h20 de dia claro; Porto Alegre (RS): 14h05; Rio de Janeiro: 13h33; Belém (PA): 12h12 de dia claro.

Quem mora nos estados do Sudeste, como o Espírito Santo; do Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe que o Sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos do que as noites. São mais horas de sol.

Temperatura

Para a estação que começa sexta-feira, a previsão do Incaper é que seja marcada pela possibilidade de mais ondas de calor, além das nove que já atingiram o País, e pelo retorno da chuva.

Chuvas

Neste período, ocorrem mudanças rápidas nas condições do tempo, ocasionando chuvas de forte intensidade. Essas chuvas ocorrem normalmente no período da tarde e noite, muitas vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

O principal sistema meteorológico de atuação no Espírito Santo, no verão, é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade que se origina na Amazônia e vai até o oceano Atlântico.

Segundo o Incaper, a ZCAS devem começar a predominar a partir de sexta-feira, até janeiro, trazendo o retorno da chuva.

Fonte: Climatempo e Incaper.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: