Verão chega mais quente e vai trazer chuva de volta, diz Incaper
Estação começa sexta-feira e pode marcar recordes de temperatura. Também será um período de muita umidade
Escute essa reportagem
“Vem chegando o verão, um calor no coração”, diz a música cantada por Marina Lima. Vem chegando? Sim! Apesar do Brasil já ter sofrido com ondas de calor – aumento anormal das temperaturas durante um dado período – a estação mais quente do ano ainda está por vir!
A estação, que começa à 0h27 de sexta-feira (22), será marcada pela possibilidade de mais ondas de calor e pelo retorno da chuva, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“Pode ser que ocorram recordes de temperaturas, como ondas de calor. Não estão descartadas. Só não é possível afirmar quantos graus acima da média serão essas ondas”, afirma a meteorologista do Incaper Thabata Brito.
Segundo o Incaper, o principal sistema meteorológico de atuação no Espírito Santo no verão é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade.
Ele vai desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se para o Oceano Atlântico. A ZCAS causa chuvas, que podem ser intensas.
“Já era para estar chovendo desde meados de outubro. Este mês tivemos alguns episódios, mas a chuva está bem atrasada. De sexta-feira (18) até janeiro vai ter o retorno da ZCAS, trazendo de volta o período chuvoso, normal do verão”, afirma Thabata Brito.
A meteorologista observa que o fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas do oceano Pacífico, influencia no clima.
Por exemplo, no excesso de chuvas do Sul do Brasil e na seca no Nordeste, neste período do ano, mas não no Sudeste.
“O El Niño não influencia o padrão de chuvas no Sudeste. Mas pode influenciar nas temperaturas”, avalia Thabata.
De acordo com o Incaper, a média característica acumulada de precipitação para a estação supera os 450 milímetros na maior parte do Espírito Santo. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28º e 30°C na região serrana e 31º a 33°C nas demais regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia diz que nove ondas de calor atingiram o Brasil este ano. A Climatempo destaca que nos estados do Sudeste, como o Espírito Santo, o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. “Os dias estão mais longos que as noites”.
Saiba mais
Verão
Na sexta-feira (18), à 0h27, oficialmente tem início a estação, com o solstício de verão, quando o polo sul ficará com máxima inclinação para o sol, segundo a Climatempo.
Neste dia, em Vitória, o sol nasce às 4h58 e se põe às 18h21. São 13h23 de luminosidade, considerado o dia mais longo do ano.
Esse tempo aumenta quanto mais próxima a cidade estiver do polo sul - Ushuaia (extremo sul da Argentina): 17h20 de dia claro; Porto Alegre (RS): 14h05; Rio de Janeiro: 13h33; Belém (PA): 12h12 de dia claro.
Quem mora nos estados do Sudeste, como o Espírito Santo; do Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste percebe que o Sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias estão mais longos do que as noites. São mais horas de sol.
Temperatura
Para a estação que começa sexta-feira, a previsão do Incaper é que seja marcada pela possibilidade de mais ondas de calor, além das nove que já atingiram o País, e pelo retorno da chuva.
Chuvas
Neste período, ocorrem mudanças rápidas nas condições do tempo, ocasionando chuvas de forte intensidade. Essas chuvas ocorrem normalmente no período da tarde e noite, muitas vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
O principal sistema meteorológico de atuação no Espírito Santo, no verão, é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade que se origina na Amazônia e vai até o oceano Atlântico.
Segundo o Incaper, a ZCAS devem começar a predominar a partir de sexta-feira, até janeiro, trazendo o retorno da chuva.
Fonte: Climatempo e Incaper.
Comentários