X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja como prevenir as doenças que mais levam homens à internação

Entre as principais enfermidades estão às relacionadas aos aparelhos digestivo e circulatório. Médicos falam sobre prevenção


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja como prevenir as doenças que mais levam homens à internação
Veja como prevenir as doenças que mais levam homens à internação |  Foto: Fábio Nunes/AT

Presente no calendário mundial, o Novembro Azul começa hoje, com um mês dedicado não apenas à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, mas também sobre a saúde do homem como um todo.

Diante do tema, médicos destacam a importância de prevenir doenças que mais levam homens a internações e à morte.

De janeiro a agosto deste ano, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS registrou 11.134 internações envolvendo lesões por causas externas (acidentes e violência); 5.273 internações por doenças do aparelho digestivo, e 3.475 por doenças do aparelho circulatório.

Além disso, foram 1.367 mortes por causas externas; 646 mortes por doenças do aparelho circulatório, e 443 por neoplasia (câncer).

A referência técnica da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Lucimar Venturin Hamsi, disse que homens são mais resistentes em buscar atendimento médico. “Muitas vezes, só procuram quando a doença está instalada”.

Ela reforçou que uma estratégia hoje adotada é o Pré-Natal do Parceiro, oferecido por municípios.

“Quando a mulher grávida faz o pré-Natal, o pai também passa por uma consulta em que são feitos exames como de sífilis, HIV, hepatites virais, além da atualização da caderneta de vacinação e verificação da glicose e pressão arterial”.

Sobre internações, o cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista Felipe Mustafa aponta que doenças ligadas ao aparelho digestivo aparecem em segundo lugar.

Mustafa salientou a necessidade de prevenção do câncer colorretal, que é 2º mais frequente no Brasil e que, se descoberto precocemente, tem grandes chances de cura.

“A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza o rastreamento do câncer de cólon e reto a partir dos 50 anos. Porém, devido ao aumento da incidência em pacientes mais jovens, alguns países já recomendam aos 45 anos”.

Mustafa destacou que a realização do exame de forma precoce é uma decisão que leva em consideração o histórico familiar do paciente, maus hábitos e comorbidades, como obesidade, diabetes e histórico de pólipos intestinais.

A cardiologista Tatiane Emerich destaca que, para a prevenção das doenças do aparelho circulatório em homens, é indicado iniciar o check-up a partir dos 35 anos.

“No caso de fatores de risco, como história familiar de doença cardiovascular precoce, tabagismo, obesidade e diabetes, o ideal é iniciar entre 20 e 30 anos”.

448 casos de câncer de próstata

O câncer de próstata – o segundo mais frequente em homens, depois do câncer de pele – já teve este ano 448 novos casos diagnosticados este ano, segundo dados do Painel de Oncologia.

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2023-2025 é de 1.740 novos casos de câncer de próstata no Espírito Santo.

Em relação a mortes, foram registrados este ano 227 óbitos. Os dados, ainda preliminares, são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

O Ministério da Saúde hoje não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames.

O urologista assistente do Hospital das Clínicas (Hucam/ Ufes), Walas Silvério da Rocha, destacou a preocupação com o aumento de casos. “Estima-se que dois a cada sete homens terá câncer próstata. “A cada 8 minutos um novo caso é diagnosticado”.

Ele reforçou que a prevenção total primária não é possível, mas é feita uma prevenção secundária com avaliação urológica periódica e também com hábitos de vida saudável.

“São dois tipos de exames principais: toque retal e PSA (exame sangue) e dependendo do resultado destes pode ser necessário mais exames, como ressonância magnética e biópsia da próstata”.

A oncologista clínica Juliana Alvarenga Rocha também falou sobre os desafios diante da resistência de muitos homens. “Infelizmente, a gente ainda esbarra no preconceito com relação ao toque retal. Esse é um exame como outro qualquer, rápido e indolor, mas um exame importante para o diagnóstico de câncer de próstata”.

Juliana reforçou ainda que homens a partir dos 45 anos têm a indicação de fazer o primeiro toque retal e iniciar a dosagem do PSA.

SAIBA MAIS

Internações de homens de janeiro a agosto

Lesões por causas externas (violência e acidentes): 11.134

Internações por doenças do aparelho digestivo: 5.273

Internações por doenças do aparelho circulatório: 3.475

Em 2023

Durante todo o ano, as três causas mencionadas também foram as principais de internações, com 16.424 por causas externas; 7.681 por doenças do aparelho digestivo, e 5.066 do aparelho circulatório.

Os dados são referentes às internações de homens de 20 a 59 anos.

Mortes

Causas externas: 1.367

Doenças do aparelho circulatório: 646

Neoplasias (câncer): 443

Em 2023, durante todo o ano, 607 morreram por câncer.

Fonte: Sesa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: