X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja alguns filmes do cineasta Orlando Bomfim, que morreu aos 80 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja alguns filmes do cineasta Orlando Bomfim, que morreu aos 80 anos
Mineiro radicado no Espírito Santo, o cineasta tornou-se um dos realizadores audiovisuais mais atuantes no Estado. |  Foto: Reprodução

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e radicado no Espírito Santo, o cineasta Orlando Bomfim Netto tornou-se um dos realizadores audiovisuais mais atuantes no Estado. Nesta segunda-feira (19), o produtor de filmes morreu, aos 80 anos. 

O cineasta foi um dos primeiros no Espírito Santo a produzir obras e registrar a história e cultura capixaba em documentários, na década de 1970, que acabaram se tornando patrimônio da cinematografia do Estado. Em 2018, parte de suas obras foi restaurada por meio de projeto “Acervo Capixaba” e exibida em mostra cultural.

Confira algumas obras do cineasta:

Além de diversas obras como roteirista, diretor, fotógrafo e cineasta, Orlando também geriu o Departamento Estadual de Cultura (DEC), a atual Secretaria de Cultura do Estado, foi diretor da TVE-ES, Membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragens do Espírito Santo (ABD Capixaba).

O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte do realizador e decretou luto oficial de 3 dias no Espírito Santo.

"O cinema capixaba deve muito a Orlando Bomfim Netto. A cultura brasileira perdeu um dos seus maiores nomes, documentarista que se dedicou a registrar aspectos da diversidade cultural capixaba e da nossa população", disse o governador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: