Veja alguns filmes do cineasta Orlando Bomfim, que morreu aos 80 anos
Escute essa reportagem
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, e radicado no Espírito Santo, o cineasta Orlando Bomfim Netto tornou-se um dos realizadores audiovisuais mais atuantes no Estado. Nesta segunda-feira (19), o produtor de filmes morreu, aos 80 anos.
O cineasta foi um dos primeiros no Espírito Santo a produzir obras e registrar a história e cultura capixaba em documentários, na década de 1970, que acabaram se tornando patrimônio da cinematografia do Estado. Em 2018, parte de suas obras foi restaurada por meio de projeto “Acervo Capixaba” e exibida em mostra cultural.
Confira algumas obras do cineasta:
Além de diversas obras como roteirista, diretor, fotógrafo e cineasta, Orlando também geriu o Departamento Estadual de Cultura (DEC), a atual Secretaria de Cultura do Estado, foi diretor da TVE-ES, Membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragens do Espírito Santo (ABD Capixaba).
O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte do realizador e decretou luto oficial de 3 dias no Espírito Santo.
"O cinema capixaba deve muito a Orlando Bomfim Netto. A cultura brasileira perdeu um dos seus maiores nomes, documentarista que se dedicou a registrar aspectos da diversidade cultural capixaba e da nossa população", disse o governador.
Comentários