Cineasta Orlando Bomfim morre aos 80 anos
Escute essa reportagem
O cineasta Orlando Bomfim Netto morreu nesta segunda-feira (19), aos 80 anos. Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas radicado no Espírito Santo, Orlando tornou-se um dos realizadores audiovisuais mais atuantes no Estado.
O cineasta foi um dos primeiros no Espírito Santo a produzir obras e registrar história e cultura capixaba em documentários na década de 1970, que se tornaram patrimônio da cinematografia do Estado. Em 2018, parte de suas obras foi restaurada por meio de projeto “Acervo Capixaba” e exibida em mostra cultural.
Além de diversas obras como roteirista, diretor, fotógrafo e cineasta, Orlando também geriu o Departamento Estadual de Cultura (DEC), a atual Secretaria de Cultura do Estado, foi diretor da TVE-ES, Membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragens do Espírito Santo (ABD Capixaba).
O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte do realizador e decretou luto oficial de 3 dias no Espírito Santo.
"O cinema capixaba deve muito a Orlando Bomfim Netto. A cultura brasileira perdeu um dos seus maiores nomes, documentarista que se dedicou a registrar aspectos da diversidade cultural capixaba e da nossa população", disse o governador.
O velório de Orlando Bomfim será nesta terça-feira (20), a partir das 11 horas, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Já o sepultamento, vai acontecer às 14 horas, na Capela 2.
Comentários