Veículos abandonados são removidos em Vitória para evitar focos de dengue
De janeiro a março deste ano, já foram retirados 36 carros
Escute essa reportagem
A Guarda de Vitória vem removendo veículos abandonados para evitar possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti. De janeiro a março deste ano, já foram retirados 36 carros das ruas.
Segundo o gerente de Planejamento e Operacionalização do Trânsito (Gpot), Brunno Xavier, a água de chuva acumulada nestes automóveis é o principal ponto de alerta.
“Durante as remoções realizadas, encontramos água de chuva acumulada nos veículos abandonados ou no lixo que se acumula neles ou ao redor deles. Isso se tornou mais uma preocupação, uma vez que se tornam lugares favoráveis para que o vetor da dengue se reproduza”, destacou o gerente.
Além de gerar pontos de criação do mosquito, carros abandonados também aglomeram lixo e viram abrigo para animais peçonhentos e roedores.
O que é preciso para um carro ser removido por abandono?
Segundo a Guarda de Vitória, é necessário que haja uma denúncia ao telefone 156 sobre o possível abandono.
“Uma equipe de agentes da Guarda de Vitória vai ao local e analisa se há características de abandono, como condições do veículo, sujeira, avarias. Se for nítido, o veículo é removido imediatamente, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Caso não, o veículo é notificado para que o proprietário faça a remoção em até 30 dias. Só então, passado este prazo, é removido”, explicou Brunno Xavier.
O carro é levado para um pátio autorizado, onde poderá ser retirado mediante regularização de débitos pelo proprietário. Vale lembrar que, caso o veículo tenha sido abandonado em local irregular, o proprietário também recebe este auto de infração.
Comentários