Mapa do Turismo Brasileiro: Vitória é única cidade com nota máxima
Entre os 55 municípios avaliados no Estado, só a capital faturou nota A. No Brasil, avaliação máxima foi dada a apenas 46 cidades
Escute essa reportagem
Por mais um ano consecutivo, Vitória foi a única cidade capixaba a receber nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. Somente 46 cidades no Brasil receberam nota A.
A avaliação é feita pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT.
O conceito A se faz importante, pois vai determinar o destino dos investimentos do Ministério do Turismo. E as cidades que estão na categoria têm prioridade e uma atenção maior, uma vez que são cidades de peso para o setor, e precisam ser mantidas e estimuladas.
Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 2.085 cidades foram analisadas com vocação turística, recebendo notas A, B, C, D e E. No Estado, 55 das 78 cidades foram analisadas.
O resultado é comemorado pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini. “É o ranking mais disputado do Brasil, e a colocação é muito importante para nós porque mostra que nossas atividades nessa área tem tido êxito. Desde 2021, ainda no período de pandemia, debatemos o turismo entre os empresários e toda a cadeia envolvida”.
“Vamos continuar nesse ritmo e acelerar a entrega dos projetos de infraestrutura, como o novo canal de Camburi. Isso movimenta todo o setor produtivo, que vai desde os aplicativos de transporte aos bares e restaurantes”, acrescentou.
Ele destaca ainda que o Estado possui o aeroporto de médio porte mais bem avaliado do País, recebendo 5 milhões de passageiros por ano, o que também agrega para receber nota A.
A classificação definida pelo Ministério do Turismo segue alguns pré-requisitos, como avaliação de legislações municipais específicas do turismo, Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e Centros de Atendimento ao Turista (CAT's).
O influenciador digital da área de turismo Deivson Santana comemora o resultado. “Eu acredito muito nas potencialidade do turismo capixaba. Sempre que recebo blogueiros de outros estados, eles saem apaixonados. Temos paisagens lindas, gastronomia de primeira. Vitória é uma capital incrível, sendo uma cidade com preço justo para turistar e passear”.
Sete municípios capixabas ficam com classificação B
Das 186 cidades brasileiras que ficaram com nota B, sete são capixabas: Anchieta, São Mateus, Aracruz, Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins e Cachoeiro do Itapemirim.
Para o gerente de Educação Profissional e Coordenador das ações voltadas para o Turismo do Senac, Bruno Emilio, a classificação B não deixa de ser importante e poucas cidades conseguem conquistar.
A secretária municipal de cultura e turismo de Domingos Martins, Dulciele Stein, destacou que o município investe em pesquisas para formatar a marca do turismo.
“Temos desde turismo cultural, de aventura, experiência, gastronomia e eventos. Neste sentido, estamos investindo em pesquisas para formatar a marca do turismo do município e, para os próximos anos, desejamos divulgar o município nacionalmente para atrair investimentos e trazer o turista para passar mais tempo na cidade”.
O diretor presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), Fernando Otávio, frisa que um dos motivos para a classificação é a falta de empresas com Cadastur.
“O Cadastur certifica as atividades com regularidade e investimentos em qualidade de atendimento. Dos mais de 130 hotéis e pousadas apenas 33 tem o cadastro, menos ainda são os restaurantes, serviços e outras atividades. Isso reduz a visibilidade do destino”.
Saiba mais
Avaliação segue pré-requisitos
- Mapa do Turismo
Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 2.085 cidades foram analisadas com vocação turística, recebendo notas A, B, C, D, E.
Dos 78 municípios do Estado, 55 foram analisados.
- Nota máxima
A capital Vitória foi a única cidade capixaba a receber nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro. Somente 46 cidades no Brasil, receberam nota A.
Das 186 cidades brasileiras que ficaram com nota B, sete são capixabas: Anchieta, São Mateus, Aracruz, Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins e Cachoeiro do Itapemirim.
- Prioridade
As cidades que estão na categoria A do Mapa do Turismo tem prioridade e uma atenção maior do Ministério do Turismo, porque entende-se que são cidades de peso para o setor, e precisam ser mantidas e estimuladas, recebendo mais investimentos.
Portanto, estar no Mapa do Turismo pode abrir portas para receber financiamentos e recursos para desenvolver infraestrutura turística, promover eventos, capacitar pessoal, entre outros atrativos.
- Pré-requisitos
A classificação segue alguns pré-requisitos, como avaliação de legislações municipais específicas do turismo, Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e Centros de Atendimento ao Turista (CAT's).
Exige também termos de compromisso assinados pelo prefeito e presidente do Conselho Municipal de Turismo, infraestrutura, engajamento da sociedade, receptividade das pessoas ao turista e o que o turismo representa na economia da cidade.
- Ferramenta
O Mapa do Turismo serve como uma ferramenta de planejamento estratégico para os gestores públicos e privados do setor. Ele fornece informações sobre o potencial turístico de cada região, ajudando na identificação de áreas de oportunidade e no desenvolvimento de planos de ação para impulsionar o turismo local.
Comentários