X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Van escolar envolvida em acidente estava com desgaste em pneus e sem inspeção

Motorista da van teve ferimentos leves, mas a monitora foi internada em estado grave, após acidente que ocorreu no bairro Feu Rosa


Imagem ilustrativa da imagem Van escolar envolvida em acidente estava com desgaste em pneus e sem inspeção
Carreta estava parada na via e foi atingida na traseira esquerda pela dianteira direita do veículo de transporte escolar |  Foto: Reprodução/ TV Tribuna

O estrago na frente de uma van escolar já mostrava o impacto da batida. Duas pessoas ficaram feridas em um acidente entre o veículo de transporte escolar e uma carreta, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Feu Rosa, na Serra.

A colisão aconteceu por volta das 6h30 de segunda-feira (15). Além do motorista da van, que teve ferimentos leves, a monitora, de 19 anos, ficou ferida e foi socorrida em estado grave. Ela estava no lado direito do veículo, que sofreu o maior impacto no momento do acidente.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a carreta estava parada na via, aguardando para acessar o estacionamento de uma empresa, quando foi atingida na sua traseira esquerda pela dianteira direita da van.

No local, foram constatadas três infrações de trânsito cometidas pela van: conduzir veículo sem estar devidamente licenciado, em mau estado de conservação (pneus traseiros externos atingiram TWI, que indica o desgaste), e sem ter sido submetido à inspeção de segurança obrigatória.

Por essas infrações, a van foi devidamente notificada e removida ao pátio.

O condutor da van foi encaminhado para um hospital particular da região. Ele não tinha sinais de embriaguez, segundo a polícia.

Já a monitora da van foi socorrida inconsciente e em estado grave de saúde ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves. Até o fechamento desta reportagem, não houve atualizações sobre o estado de saúde das vítimas.

Segundo informações apuradas pela TV Tribuna/SBT, o motorista da van informou que o sol teria atrapalhado a ver a carreta, que estava em sua frente, por isso não parou a tempo.

Uma criança, que também estava na van, não se feriu e os pais foram buscar no local do acidente.

O chefe do setor de comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Anthony Moraes Costa, ressaltou a importância dos pais terem atenção redobrada ao contratar um serviço de transporte escolar.

“Observar as condições gerais do veículo é muito importante, como pneus, condições de conservação, cintos de segurança, faróis, sinalizadores de direção, retrovisores, entre outros itens. Para crianças menores de 9 anos é exigida a presença de monitor. O condutor precisa ser maior de 21 anos, habilitado na categoria D”.


Saiba mais

Consulta no site do Detran-ES

- Como checar a regularidade do transporte escolar

Imagem ilustrativa da imagem Van escolar envolvida em acidente estava com desgaste em pneus e sem inspeção
Fiscalização de transporte escolar |  Foto: Divulgação/ Detran-ES

O primeiro indício de que o veículo pode estar regular é a faixa amarela estampada na lateral com o nome “escolar”.

No vidro dianteiro também é preciso ter o selo de conformidade.

O condutor deve portar credencial de identificação expedida pelo Detran-ES e dentro da validade.

O “monitor escolar” é obrigatório para o transporte de estudantes com até 9 anos de idade e deve ter credencial de identificação.

Dentro do carro deve haver o Termo de Autorização do veículo.

É preciso ter cintos de segurança para as crianças obedecendo à lotação máxima.

Veículo deve ter placa vermelha ou, se for placa Mercosul, com caracteres vermelhos.

Todo condutor de veículo escolar deve ter a habilitação na categoria “D” e estar devidamente cadastrado no órgão de trânsito.

Além disso, a cada 12 meses, todos os motoristas relacionados têm o histórico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inspecionado.

Aqueles que forem reincidentes em uma infração de trânsito gravíssima, dentro deste período, vão ficar impedidos de exercer a atividade por um ano, conforme o artigo 138 do Código Brasileiro de Trânsito.

- Informações no site do Detran-ES

Todos os transportes escolares no Estado devem ser vistoriados semestralmente, conforme a legislação de trânsito, e só são liberados se cumprirem as normas estabelecidas.

No site do Detran-ES (www.detran.es.gov.br), é possível consultar se o veículo está regular e também se o condutor está apto para desempenhar essa função.

Basta inserir a placa do automóvel e os dados do motorista, como nome ou CPF.

A regularidade do transporte escolar no Detran garante que o veículo passou por vistorias semestrais e foram verificados equipamentos obrigatórios de segurança do automóvel, como freios, condição dos pneus, registrador de velocidade e outros.

Fonte: Detran-ES e BPTran.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: