“Uso do capacete é indispensável”, diz médico sobre bicicletas elétricas
Adenilton Rampinelli afirma que muitos pacientes relatam que as bikes são facilmente “destravadas” para atingir velocidades maiores
O crescimento do número de acidentes envolvendo bicicletas elétricas tem preocupado também as equipes de urgência e emergência no Estado.
O médico intensivista e gestor clínico do Hospital São Lucas, Adenilton Rampinelli, destacou que, além da popularização desse tipo de veículo, o comportamento no trânsito e a falta de equipamentos de proteção têm contribuído diretamente para lesões graves — especialmente na cabeça.
“O problema não é a bicicleta elétrica em si, mas a forma como ela está sendo utilizada. Temos visto, com frequência, condutores sem nenhuma proteção, em alta velocidade e muitas vezes até com mais de uma pessoa na mesma bike. O uso do capacete é indispensável, pois uma queda simples pode deixar sequelas gravíssimas ou custar uma vida”, explicou.
Rampinelli afirma que muitos pacientes relatam que as bikes são facilmente “destravadas” para atingir velocidades maiores do que as de fábrica.
“Essa combinação — velocidade e ausência de proteção — transforma um acidente que poderia causar apenas escoriações em lesões permanentes. Já atendemos adolescentes de 14 e 15 anos que ficaram tetraplégicos após quedas desse tipo”, alerta.
Além dos condutores, pedestres também têm aparecido nos atendimentos. O médico relata casos de atropelamentos. “As bicicletas são silenciosas. Muitas vítimas dizem que nem ouviram quando foram atingidas”.
Ciclovia e mais sinalização
Para melhorar a circulação e a segurança de pedestres e ciclistas, a prefeitura de Vitória está implementando uma série de ações, que incluem reforço na sinalização e a construção de ciclovia entre a Curva da Jurema e a Praia do Canto.
O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, afirmou que o primeiro trecho da ciclovia, já em execução, será da Curva da Jurema até a Guarderia, com um quilômetro de extensão. “A previsão é de 60 dias de execução. O projeto complementar vai avançar até próximo ao Iate Clube”.
Enquanto o novo trecho não fica pronto, o município já prepara a instalação de placas indicando a posição correta de circulação na Praça dos Namorados: pedestres mais próximos da praia e ciclistas pelo lado oposto do calçadão. “Também serão removidos bancos para ampliar a área de passagem”.
Outra frente é o reforço educativo e de sinalização na Mata da Praia, com orientação de velocidade para bikes, além da colocação de placas proibindo a circulação de bicicletas no calçadão de Camburi.
Sobre a fiscalização, o Batalhão de Polícia de Trânsito informou que, durante suas fiscalizações, costuma abordar e orientar condutores. Caso algum veículo que deveria ser uma bike elétrica esteja adulterado para alcançar velocidades maiores, será considerado um ciclomotor. Nesse caso, são requeridos registro, placa, licenciamento e até mesmo habilitação na categoria A.
Citando a legislação vigente, prefeituras da Grande Vitória falaram sobre ações educativas, orientando condutores sobre o uso consciente e seguro dos modais elétricos.
Saiba mais
Quais as regras para circular com uma bicicleta elétrica?
Em suma, a bicicleta elétrica deve seguir as mesmas regras de um autopropelido.
O que é um autopropelido?
São veículos elétricos, que possuem potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 32 km/h.
Por essa limitação, eles não precisam de habilitação, registro nem emplacamento.
Bicicleta elétrica é um autopropelido?
Não. A principal diferença é em relação ao pedal e ao acelerador. Para ser considerada uma bicicleta elétrica, o veículo não pode ter acelerador ou qualquer outro dispositivo de variação manual de potência.
Na prática, as regras para circulação de ambos são as mesmas.
Qual a nova regra?
A mudança que começa a ser cobrada é para os ciclomotores, popularmente conhecidos como motos elétricas. A partir de 1º de janeiro de 2026, todos deverão estar registrados, emplacados e licenciados anualmente.
A mudança faz parte da resolução nº 996, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União em junho de 2023, que definiu um prazo para a regularização dos veículos: até 31 de dezembro de 2025.
Veículos fabricados ou importados após essa data já devem cumprir essas exigências desde a compra.
O que é um ciclomotor?
São veículos elétricos ou a combustão. Os elétricos possuem potência superior a 1.000 watts e inferior a 4.000 watts, com duas ou três rodas. Aqueles a combustão interna devem possuir cilindrada que não exceda 50 cm .
Quanto à velocidade, ultrapassam os 32 km/h e podem chegar até a máxima de 50 km/h.
Eles são equiparados a uma motocicleta de pequeno porte, e por isso seguem praticamente as mesmas regras de trânsito.
Como faço o primeiro emplacamento?
Para registrar um veículo novo que ainda não foi emplacado no cadastro do Detran-ES para emissão do documento de propriedade (certificado de registro e licenciamento do veículo eletrônico- CRLV-e), é preciso seguir um passo a passo que pode ser consultado no site https://detran.es.gov.br/primeiro-emplacamento.
Quais equipamentos de segurança devo usar?
No caso do ciclomotor, é obrigatório utilizar os equipamentos de segurança, como capacete e calçado adequado, e obedecer integral às normas de trânsito como qualquer outro veículo, como circular nas vias, obedecer ao semáforo e placas de sinalização e não transportar crianças menores de 10 anos.
Autopropelidos e bicicletas elétricas não têm obrigação legal de usar equipamentos de segurança como capacetes e luvas, porém o uso é altamente recomendado.
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