Uso de celular pode causar dores e até hérnia de disco
Utilizar aparelhos, como tablet, por longo tempo e com a postura errada pode adicionar até 25 quilos na coluna de uma pessoa adulta
Escute essa reportagem
Utilizar aparelhos tecnológicos, como celular e tablet, por muito tempo e na postura incorreta pode trazer sérios prejuízos para a saúde. Além de sentir dores, a pessoa pode desenvolver hérnia de disco.
Esse problema recebe o nome de Síndrome de Pescoço de Texto (text neck syndrome, do inglês). E, para se ter uma ideia da gravidade, os maus hábitos, em que a cabeça fica inclinada durante o uso dos aparelhos, podem acrescentar até 25kg na coluna de um adulto.
Charbel Jacob Junior, médico ortopedista, explicou que a cabeça pesa por volta de cinco quilos. Quanto maior a inclinação, maior o peso da cabeça sobre a coluna, podendo aumentar de três a cinco vezes.
“Esse peso faz com que haja maior pressão nas facetas articulares, causando dor, aumento da pressão e possível desenvolvimento de artrite e artrose. Também pode desenvolver ou potencializar um problema de hérnia de disco, entre outras causas de coluna degenerativa”, afirmou o médico.
De acordo com a fisioterapeuta Ketley Sander Maciel, a dor causada pode irradiar para a cabeça, ombros e, às vezes, até para a parte baixa das costas. “Além disso, a gente pode ter a sensação de rigidez muscular, daquele pescoço duro, e também pode dar formigamento, dormência”, completou.
Daniel Solino, médico ortopedista e traumatologista da Afecc-Hospital Santa Rita, pontuou que o número de casos relacionados a essa síndrome tem crescido nos últimos anos, sendo considerada uma doença da modernidade.

É válido destacar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, 163,8 milhões de pessoas tinham aparelho de telefone celular para uso pessoal no País, o equivalente a 87,6% da população com 10 anos ou mais.
Sobre o que pode ser feito para evitar a síndrome, Solino afirmou que as mudanças nos hábitos de vida são fundamentais. “Primeiramente, a correção da postura. Os aparelhos devem ser posicionados em um local confortável, idealmente na altura dos olhos, cabeça neutra, pescoço ereto e o ouvido alinhado com o ombro”.
“Em segundo lugar, cuidados com a cadeira no trabalho ou em casa, posicionando um suporte lombar e apoio para os pés”, recomendou Daniel Solino.
Exercícios de alongamento e evitar o uso prolongado de celulares com períodos intercalados de repouso foram outras dicas dadas do profissional.
Fique Por Dentro
Síndrome do Pescoço de Texto
O que é?
De acordo com Daniel Solino, médico ortopedista e traumatologista da Afecc-Hospital Santa Rita, ela é caracterizada por dor e desconforto na região cervical (pescoço), dorso e nos ombros decorrente do uso inadequado e prolongado de aparelhos tecnológicos, como celulares e tablets.
Ela acomete todas as faixas etárias, porém se manifesta principalmente em adolescentes e adultos jovens devido ao uso excessivo de celulares e tablets diariamente.
Crescimento de casos
Daniel Solino afirmou que o número de casos relacionados a essa síndrome tem crescido nos últimos anos, sendo considerada uma doença da modernidade.
Com a praticidade e facilidade que os celulares proporcionam, tem aumentado o número de pessoas que usam estes aparelhos de forma prolongada. A postura inadequada ao manter a cabeça abaixada por muito tempo, ocasiona sobrecarga na musculatura do pescoço, vértebras cervicais e articulações da coluna cervical.
Sintomas
A fisioterapeuta Ketley Maciel explicou que o principal sintoma da Síndrome do Pescoço de Texto é a dor no pescoço, que pode erradiar para cabeça, ombros e a parte baixa das costas.
Pode haver a sensação de rigidez muscular (de pescoço duro) e pode dar formigamento, dormência.
Solino disse que espasmos musculares nas costas e lesões das fibras musculares também são sintomas. Segundo ele, ao longo do tempo, as alterações predispõem ao risco de artrose na coluna vertebral e hérnias de disco.
Como evitá-la?
Daniel Solino, Ketley Sander Maciel e o ortopedista e traumatologista do Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, Felipe Moreira Raminho, deram dicas:
1. Conscientização postural
Ao utilizar os aparelhos, eles devem ser posicionados em um local confortável, idealmente na altura dos olhos, cabeça neutra, pescoço ereto e o ouvido alinhado com o ombro.
2. Cuidados com a cadeira
Cuidados necessários no trabalho ou em casa, posicionando um suporte lombar e apoio para os pés.
3. Evitar o uso prolongado de celulares
É necessário alternar sua utilização com outras atividades ou pelo menos a cada 30 e 40 minutos, se levantar, mover o pescoço para o lado e para o outro, inclinar para frente e para trás a fim de sair daquela postura por um longo período de tempo.
4. Alongamentos
Alongar e fortalecer a musculatura cervical e das costas é essencial.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários