Ufes anuncia suspensão das aulas nesta quarta-feira
Comunicado foi publicado após reunião com estudantes, na noite desta terça (30)
Escute essa reportagem
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou, por meio de suas redes sociais, no fim da noite desta terça-feira (30), que não haverá atividades acadêmicas nos campi de Goiabeiras e Maruípe, nesta quarta (31).
LEIA TAMBÉM
Alunos da Ufes protestam contra mudanças no Restaurante Universitário
Estudantes bloqueiam acesso à Ufes em protesto contra mudanças no RU
De acordo com a universidade, o motivo é não terem conseguido reabrir o Restaurante Universitário (RU), "uma vez que o bloqueio dos acessos ao campus de Goiabeiras permaneceu durante todo o dia de terça-feira".
Com isso, a Ufes alega que não houve condições de realizar os preparativos das refeições, que, normalmente, começam no dia anterior. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas e começam a partir das 13 horas, exceto no prédio da Reitoria.
Em seu comunicado, a universidade ainda explicou que a Administração Central criou uma comissão para continuar o diálogo, iniciado na última segunda-feira (29), com representantes estudantis, com o objetivo de construir soluções para a retomada das atividades.
"A comissão se reuniu com os representantes dos estudantes na noite de terça-feira, entre 19h30 e 23h30. Foram definidos diversos encaminhamentos, entre os quais o compromisso dos estudantes de liberação das vias de acesso aos campi de Goiabeiras e Maruípe. A reabertura possibilitará o funcionamento do Restaurante Universitário a partir de quinta-feira, dia 1/06, quando também serão retomadas as atividades acadêmicas", diz a nota.
Segundo a Ufes, o diálogo da Reitoria com os estudantes vai continuar nesta quarta (31), "a fim de construir soluções conjuntas para a pauta apresentada pelos estudantes".
Dentre essas soluções, a reitoria já se comprometeu a estudar o aumento da faixa de isenção para ingresso gratuito no RU e a promover a composição de uma comissão, no âmbito do Fórum de Assistência Estudantil, para debater diversas ações possíveis que revertam em melhorias para os restaurantes universitários.
"Também foi definida a promoção de diálogo entre estudantes, Sindicato dos Trabalhadores da Ufes e servidoras do Restaurante Universitário para construir formas de destensionamento no ambiente de trabalho", finaliza o comunicado.
Entenda
Desde a manhã da segunda-feira (29), estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizam uma manifestação contra o aumento dos preços do Restaurante Universitário (RU). Os alunos chegaram a realizar um "roletaço", garantindo o consumo gratuito do almoço fornecido no local para todos os presentes.
Na manhã desta terça-feira (30), estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) continuaram a manifestação e a concentração aconteceu dentro da própria instituição de ensino, em Goiabeiras.
Com isso, os alunos que chegaram à Ufes encontraram os portões fechados para as atividades normais da universidade.
Na noite de segunda-feira (29), foi organizada uma assembleia geral extraordinária, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE), para discutir questões relacionadas às mudanças no RU.
Após a reunião, um grupo de alunos cercou o carro do reitor Paulo Vargas, que precisou sair escoltado pela Polícia Militar da instituição.
Comentários