Tratamento mais moderno contra o câncer no Estado
O inovador CAR-T Cell, além do diagnóstico genômico e um centro oncológico pediátrico são algumas novidades para pacientes
Escute essa reportagem
Mais esperança para pacientes do Estado com os novos tratamentos oncológicos que vão chegar ao Hospital Santa Rita, em Vitória.
A instituição firmou ontem uma parceria com o A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo, que é referência nacional no tratamento contra o câncer e, por meio dela, várias ações serão desenvolvidas, como novos tratamentos que passarão a fazer parte da rotina do Santa Rita. Um exemplo deles é o CAR-T Cell, terapia moderna e inovadora contra o câncer.
Quando for habilitada para realizar o procedimento, a instituição será a única no Estado a colocá-lo em ação, afirmou o diretor clínico do local, o médico Luiz Augusto de Castro Fagundes Filho.
Além do CAR-T Cell, ele disse que, com a parceria, o hospital terá o apoio para a criação de um centro oncológico pediátrico.
“Já realizamos radioterapia e cirurgia, mas pretendemos oferecer quimioterapia para as crianças com câncer”, afirmou.
Outra ação que o Santa Rita poderá contar com o suporte da A.C.Camargo é a realização do diagnóstico genômico, utilizado para se ter um diagnóstico preciso do câncer e, assim, oferecer a terapia certa.
“O diagnóstico genômico requer vários equipamentos que o A.C.Camargo tem e o Santa Rita, não. A gente pode pegar as amostras dos tumores daqui; em São Paulo os testes são feitos e os resultados são enviados para o Espírito Santo. Quando a gente entender que o volume de casos requer uma estrutura local, o A.C.Camargo vai ajudar a implementar essa estrutura no Santa Rita”, explicou Victor Piana de Andrade, CEO do A.C.Camargo Cancer Center.
Leia mais:
Anvisa aprova novas regras para rótulos de medicamentos. Veja o que muda
Paciente com leucemia se casa em capela de hospital na Serra
Há pacientes que vão para o A.C.Camargo a fim de realizar o tratamento. Casos de difícil diagnóstico são um exemplo.
Com a parceria, o objetivo é que o paciente faça o tratamento no Estado e, se necessitar ir para São Paulo, já vai em consenso com os médicos do Santa Rita sobre o que será feito. Ao voltar, o acompanhamento será feito em Vitória.
“Estou muito feliz com essa parceria. Todo tipo de tumor que já é tratado no A.C.Camargo, nós vamos poder tratar também”, celebrou Marilucia Dalla, presidente da Afecc-Hospital Santa Rita.
Victor também comemorou. “As dificuldades daqui certamente são diferentes das de São Paulo. A gente quer aprender com elas”.
FIQUE POR DENTRO
A parceria
> Realizada entre o Hospital Santa Rita e o A.C.Camargo Cancer Center, tem o objetivo de avançar no tratamento contra o câncer no Espírito Santo.
> Por meio dela, os hospitais compartilham conhecimentos e novidades na área oncológica.
> A parceria contempla pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede privada.
> Foi firmada ontem entre os membros das instituições.
Benefícios
> Com a ação, novos tratamentos poderão ser realizados no Santa Rita, como, por exemplo, o CAR-T Cell.
> Um centro oncológico pediátrico é uma ideia da união das instituições. Com ele, poderá ser ofertada no Santa Rita a quimioterapia para crianças, que ainda não ocorre.
> O Santa Rita poderá contar com o apoio do A.C.Camargo na realização do diagnóstico genômico, que é utilizado para se ter um diagnóstico preciso do câncer e, assim, oferecer a terapia correta.
> Pacientes que buscam tratamento no A.C.Camargo, em São Paulo, terão a opção de seguir com o acompanhamento no Espírito Santo.
CAR-T Cell
> É um tratamento moderno e inovador. Por meio dele, células de defesa geneticamente modificadas e reprogramadas em laboratório são utilizadas para fazer a destruição dos tumores da pessoa com câncer.
> É utilizado para pacientes com linfoma difuso de grandes células B e leucemia linfoblástica aguda. Ambas no cenário refratário da doença, quando não há melhora significativa mesmo com medicamentos.
> Quando for habilitado para realizar o procedimento, o Santa Rita será o único hospital no Estado a colocá-lo em ação, afirmou o diretor clínico do local, o médico Luiz Augusto de Castro Fagundes Filho.
> Uma pessoa que fez esse tratamento no A.C.Camargo foi o pai dos quíntuplos, o capixaba Jayme Reisen.
De São Paulo para o Estado
> Na parceria, haverá o encaminhamento de pacientes entre as unidades, segunda opinião de médicos, o alinhamento de protocolos clínicos e a discussão de casos clínicos.
> Há pacientes que vão para o A.C Camargo a fim de realizarem o tratamento. Casos de difícil diagnóstico são um exemplo.
> Com a parceria, o objetivo é que o paciente faça o tratamento no Estado, e, se necessitar ir para São Paulo, já vai em consenso com os médicos do Santa Rita sobre o que vai ser feito. Assim, ao voltar, consegue fazer o acompanhamento do tratamento no Espírito Santo.
Fonte: Especialistas consultados e pesquisa A Tribuna.
Leia mais:
Comentários