Trânsito é alterado para transportar coração em meio à temporal em Vitória
Guarda de Vitória abriu caminho para levar órgão até avião que faria o transporte
Escute essa reportagem
Em meio ao caos do trânsito causado pelas chuvas intensas que caíram sobre Vitória na noite da última terça-feira (7), uma corrente de solidariedade foi formada para garantir o transporte de um coração capixaba até o seu receptor, em São Paulo.
O coração foi transportado do Hospital de Urgência e Emergência (HEUE), no Forte São João, até o Aeroporto de Vitória, aonde o avião da Força Aérea aguardava para fazer o transporte do órgão.
Mesmo em meio ao trânsito causado pelo temporal, com a intervenção da Guarda Municipal de Vitória, o trajeto durou apenas cinco minutos. Para a ação, Três equipes em viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória foram acionadas para acompanhar a ambulância que transportava o coração.
“Já estávamos aguardando desde às 17h, após acionamento da Central de Transplantes. A operação foi uma verdadeira corrida contra o tempo, já que minutos perdidos podem comprometer o órgão doado. Tínhamos que chegar o mais rápido possível até ao Aeroporto. As demais equipes estavam atuando na fluidez do trânsito, o que também nos ajudou, enquanto a Central de Monitoramento trocava informações sobre qual o trajeto com maior viabilidade”, contou Charles De Marchi, coordenador do GTO.
O coração ficou disponível para doação no final da tarde de terça (7) e um receptor compatível foi identificado em São Paulo. Imediatamente, equipes da Central Nacional de Transplantes (CNT) e da Guarda de Vitória se mobilizaram para retirar o órgão e abrir caminho em meio ao trânsito para que o órgão chegasse viável até o sortudo paulista.
Em condições normais de trânsito, o trajeto de 10 km levaria vinte minutos para ser feito. Com a mobilização, o órgão chegou ao aeroporto a tempo de ser transportado para São Paulo.
Comentários