Teste com 47 mil alunos revela melhora em leitura
Dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública, 1% não sabe ler, mas número chegou a 10% no ano passado
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Avanço na educação! Resultados da Avaliação de Fluência em Leitura 2023 mostraram que estudantes da rede estadual e municipal de ensino apresentaram uma melhora na competência leitora em comparação ao ano passado.
Realizado pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o teste contou com a participação de 47 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino.
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Ele funcionou assim: o professor aplicou o teste por meio de um aplicativo que é capaz de gravar o áudio da leitura do estudante dentro de um tempo cronometrado.
A gravação foi enviada para uma plataforma e os áudios, corrigidos por equipes que avaliaram a audição e classificaram o estudante nos seguintes perfis de leitor: pré-leitor (com muita dificuldade para ler), leitor iniciante (consegue ler, mas há certa dificuldade) e leitor fluente (leem de modo automático). Também há a seção de alunos que não conseguiram ler no teste.
Ivia Zambom, gerente de Avaliação da Sedu, celebrou os resultados.
“Estamos muito felizes. Tivemos resultados não tão bons no ano passado por conta dos impactos da pandemia e agora tivemos uma melhora significativa. Em 2022, aferimos que 10% dos estudantes da rede municipal ainda não liam. Neste ano, conseguimos reduzir esse percentual para 1%”.
O resultado apontou que houve uma redução na quantidade de alunos no perfil pré-leitor e aumento de estudantes leitores fluentes. De acordo com Ivia, isso é reflexo do esforço e engajamento de toda a equipe escolar. “Todos estão de parabéns pelo trabalho e dedicação”.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mestre Álvaro participaram da avaliação. Eles têm Adeilsa da Penha Fortunato como professora.
A doutora em Educação Cleonara Schwartz ressaltou que, além da ação dos professores, os pais também conseguem ajudar os filhos no âmbito da leitura.
“Quando o ambiente doméstico motiva a criança a ler diferentes textos e materiais como livros, revistas e gibis, oportuniza um efeito eficaz para que o estudante possa desenvolver cada vez mais a velocidade da leitura”.
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O teste
Tem o objetivo de aferir o nível de leitura de estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa.
Foi realizado em julho com 47 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede estadual e municipal do Estado.
Contou com três itens: leitura de palavras comuns do dia a dia, leitura de pseudopalavras (não existem, que não têm significado) e leitura de um texto narrativo seguido por perguntas de interpretação.
O estudante teve 63 segundos para realizar cada etapa.
O teste foi gravado, enviado para uma plataforma e os áudios corrigidos por equipes que avaliaram e enquadraram os estudantes nos seguintes tipos de leitores: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente. Também houve a seção de alunos que não conseguiram ler no teste.
A fim de auxiliar as escolas em relação ao desenvolvimento da fluência dos estudantes, a Sedu elaborou um roteiro para a interpretação e análise dos resultados, bem como material de apoio com sugestões de atividades para cada perfil leitor.
Perfil de leitores
Pré-leitor
É o estudante que tem muita dificuldade para ler; disse letras, sílabas ou palavras que não constavam no item; nomeou letras isoladas; omitiu, substituiu ou inseriu fonema ou sílaba na palavra; soletrou/silabou as palavras; leu corretamente até 10 palavras e 5 pseudopalavras.
Leitor iniciante
Estudante que leu corretamente, no tempo de 60 segundos, 11 ou mais palavras e seis ou mais pseudopalavras constantes no teste. Conseguem ler pequenas sequências textuais, mas o fazem de maneira pausada, revelando ainda alguma dificuldade no processo de codificação.
Leitor Fluente
Estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê de modo mais automático. Conseguiu ler 65 palavras com uma precisão superior a 90%.
Resultados
Rede estadual
Não leram: de 8% (2022) para 1% (2023). Pré-Leitor: de 29% (2022) para 30% (2023). Leitor iniciante: de 42% (2022) para 44% (2023). Leitor fluente: de 22% (2022) para 27% (2023).
Rede municipal
Não leram: de 10% (2022) para 1% (2023). Pré-Leitor: de 38% (2022) para 39% (2023). Leitor iniciante: de 39% (2022) para 43% (2023). Leitor fluente: de 13% (2022) para 17% (2023).
Fonte: Sedu.
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