Mais 3.347 vagas para estudar em tempo integral
Chances são para alunos de creches e do ensino fundamental dos municípios da Grande Vitória a partir do ano que vem
Escute essa reportagem
Crianças e adolescentes da Grande Vitória terão novas vagas para estudar em tempo integral no ano que vem. Isso porque as prefeituras da Grande Vitória já estão anunciando 3.347 novas vagas nesta modalidade para 2024.
Na capital, serão 2.447 novas em mais 13 creches e escolas de ensino fundamental de tempo integral.
Segundo a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, o município vai contar com mais duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em tempo integral.
“Há ainda seis Cmeis em transição, nos quais 50% das matrículas serão destinadas ao tempo parcial e 50% ao tempo integral, totalizando, com as demais unidades de ensino, as 30 escolas que ofertarão matrículas em tempo integral em 2024”.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, explicou que as crianças passam a ficar nove horas na escola ou na creche, possibilitando à família novas oportunidades.
“A escola de tempo integral garante educação de qualidade, práticas esportivas e todo o convívio social dessa criança. Teremos transformação social, ensino de qualidade e redução da violência. Com o tempo integral, você permite que a família, a mãe, principalmente, possa frequentar cursos profissionalizantes, possa fazer parte do setor produtivo e trazer transformação para a família”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória, a prioridade das novas vagas será para os alunos já matriculados na rede. Para novas matrículas, a família precisa procurar uma unidade de ensino com os documentos do estudante, do responsável, comprovante de residência e realizar o cadastro.
Na Serra, também haverá 400 novas vagas para a educação em tempo integral na educação infantil. A prefeitura informou que haverá entrega de dois novos Cmeis em tempo integral com 200 vagas em cada unidade. Serão Divinópolis, no bairro de mesmo nome, e Vovô Rely, em Pitanga.
Em Vila Velha, segundo a especialista pedagógica de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, Marinalva Cavalieri Bittencourt, está sendo estudada a implementação de avaliação de viabilidade para tornar uma nova creche em tempo integral.
“Essa modalidade de ensino se baseia em três pilares: formação acadêmica de excelência, formação para a vida e formação de competências para o século 21”, destaca.
"Cuidados e educação de qualidade"
O pequeno Felipe Mendes de França, de 3 anos, é aluno de escola de tempo integral de Vitória e adora ficar na instituição, segundo a mãe dele Maura Mendes de Souza, 47.
“Ele gosta muito dos ambientes temáticos, da contação de histórias e das brincadeiras no pátio. Nós adoramos porque ele está e fica bem na escola”, contou.
Para ela, a escola em tempo integral dá tranquilidade. “É por saber que está tendo educação de qualidade e ele está sendo bem cuidado. Vejo o integral de forma positiva. Ele propicia o desenvolvimento integral e a convivência com todas as faixas etárias. É onde você vê acontecer o fundamento da educação, que é o cuidar, educar, brincar e interagir”, observa a mãe.
Algumas vagas
Vitória
Serão 2.447 NOVAS vagas em tempo integral para o ano que vem. Para 2024, a capital contará com mais dois Emefs e cinco Cmeis em tempo integral, além de seis Cmeis em transição, nos quais 50% das matrículas serão destinadas ao tempo parcial e 50% ao tempo integral, totalizando, com as demais unidades de ensino já citadas, as 30 escolas que ofertarão matrículas em tempo integral.
Tantos nas creches quanto nas escolas, são 9 horas de aula, das 7 às 16 horas, com aulas e sala temáticas, além de quatro alimentações.
As unidades de ensino que passarão a ser de tempo integral no próximo ano são: Emefs Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth, e José Áureo Monjardim, em Fradinhos, além dos Cmeis Valdivia da Penha Antunes Rodrigues, em Santos Dumont; Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Gurigica, Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro; Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi; e Doutor Denizar Santos, na Ilha do Príncipe.
Os Cmeis em transição serão: Maria Nazareth Menegueli, em Andorinhas; Magnólia Dias Miranda Cunha e Padre Giovanni Bartesaghi, na Ilha das Caieiras; Eldina Maria Soares Braga, no bairro Grande Vitória; Rubens Duarte de Albuquerque, no Alto Itararé; e Doutor Thomaz Tommasi, em Joana D´Arc.
A prioridade das vagas será para os alunos já matriculados na rede. Para novas matrículas, a família precisa procurar uma unidade de ensino com os documentos do estudante, do responsável, comprovante de residência e realizar o cadastro.
Serra
Na Educação infantil, haverá a entrega de dois novos Cmeis em tempo integral: Divinópolis, no bairro Divinópolis, e Vovô Rely, em Pitanga, totalizando 400 vagas, sendo 200 em cada unidade.
Atualmente, o ensino em tempo integral é oferecido em dois Cmeis e três Emefs. São atendidos 1.299 estudantes nas Emefs, de 1º ao 9º ano, e 293 crianças entre 2 e 5 anos nos Cmeis.
Para concorrer a uma vaga os pais devem ir ao Cmei escolhido e fazer o cadastro de reserva. Pode ser feito em qualquer época do ano pois é um cadastro permanente. Já nas Emefs, tem de aguardar a chamada escolar da Secretaria de Educação da Serra que é feita on-line a partir de outubro.
Cariacica
Para 2024, está prevista a ampliação de mais 500 matrículas. A Prefeitura de Cariacica informou que em 2023 ampliou 743 matrículas em tempo integral na rede municipal de ensino, nas escolas Emefti Antônio Esteves, Emefti Eurides Gabriel e na Emefti Deocleciano Francisco da Vitória.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Cariacica possui 13 escolas em tempo integral, com 2.907 estudantes matriculados.
Vila Velha
Para 2024, a prefeitura estuda a viabilidade para tornar uma das sete novas unidades escolares previstas em uma creche de tempo integral.
A rede conta atualmente com 10 escolas de tempo integral, que atendem um total de 2.548 alunos.
Nos últimos anos, houve inauguração de seis unidades, passando de quatro escolas de tempo integral, em 2021, para 10 em funcionamento.
Para a Educação Infantil, o turno integral é das 8h às 16h, e para o ensino fundamental, as aulas são das 7h30 às 16h30.
Para conseguir uma vaga, os pais devem fazer o cadastro do aluno próximo de onde moram. Depois de haver verificação e conversa com os responsáveis sobre o sistema de tempo integral, é feita a inscrição do aluno.
Viana
A Prefeitura de Viana estuda a ampliação da quantidade de unidades de ensino na modalidade de tempo integral. Atualmente, o município possui três escolas em período integral no município. Cerca de 300 alunos estão matriculados nas mesmas. Também são três os Cmeis em tempo integral com 212 alunos ao todo.
Sedu
O governo do Estado informou que a oferta de vagas em tempo integral para 2024 está em planejamento.
Atualmente, 156 escolas da rede estadual de ensino ofertam a modalidade de tempo integral. Até 2026, o governo do Estado pretende implantar mais 100 novas escolas de integrais.
Fonte: Prefeituras citadas e Sedu.
Comentários