Terceira idade deve ser planejada
Idosos podem ter autonomia e ser independentes
Escute essa reportagem
Na contramão do medo de envelhecer, há pessoas que, desde cedo, se preparam para uma terceira idade funcional e repleta de alegrias. Para especialistas, novos projetos tornam a velhice mais feliz. A terceira idade pode ser, até mesmo, o momento mais feliz da vida.
O geriatra Pedro Gibson Paraíso, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), analisa que quanto mais cedo forem os cuidados para uma boa velhice, melhor. Para o especialista, é possível planejar uma terceira idade autônoma, independente e feliz.
“Sem dúvida, a terceira idade pode ser a fase mais feliz da vida. A faixa etária não pode ser uma condicional para definição do humor do indivíduo. Possuir uma qualidade de vida se torna o objetivo para ser buscado desde a vida adulta, assim como a manutenção de uma rede social e afetiva. Para isso, é necessário manter uma vida ativa”.
Iniciar a terceira idade com um projeto de vida pode significar uma vida mais longa, de acordo com o psicólogo Gerson Abarca. Para ele, quem consegue passar dos 60 anos com qualidade de vida e integridade física, social, emocional e econômica pode ser tão feliz como em momentos anteriores da vida.
“Observo que as pessoas que entram na terceira idade sem um projeto tendem a diminuir o tempo de vida. Novos projetos tornam a velhice mais feliz. Para alguns, há a força de continuar trabalhando, de administrar os negócios e, até mesmo, de iniciar uma nova carreira. Para outros, há projetos não necessariamente profissionais”, explica.
Praticar exercícios físicos regularmente na terceira idade é uma das principais formas de garantir a integridade física e de fortalecer os músculos, os ossos e as articulações, explica o profissional de Educação Física e gerente geral da Rede Wellness Club, Francis de Carvalho.
“Manter-se ativo ajuda o idoso a preservar a mobilidade e a ter autonomia para realizar as tarefas diárias. Com isso, os benefícios se estendem à saúde mental, ou seja, a pessoa reduz o estresse e previne problemas relacionados à ansiedade e à depressão, por exemplo. É uma forma, até mesmo, de interação e de socialização da pessoa idosa”.
Comentários