X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 21°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 21°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

“Ter tempo exige coragem”, diz psicóloga

Para 55,9%, a falta de tempo é um dos fatores que mais atrapalham a qualidade de vida atualmente

Camila Lima
Camila Lima
21/09/2025 - 6:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem “Ter tempo exige coragem”, diz psicóloga
Daniela Peniche com o marido Fabrício Gonçalves e os filhos Pedro Jorge e Maria Júlia |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Vinte quatro horas para realizar todas as demandas de um dia parecem não estar sendo suficientes para a maioria das pessoas. Pelo menos foi isso que demonstrou a pesquisa da Empresa Junior da Universidade Vila Velha, EJUVV, em parceria com A Tribuna.

Para 55,9%, a falta de tempo é um dos fatores que mais atrapalham a qualidade de vida atualmente. Na visão da Suzana Pittol, psicóloga clínica, ter “tempo é um luxo que exige coragem”.

“Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, o ritmo da vida nos impõe a ocupação constante. Nossa cultura nos ensina que a pausa é prejudicial e que o descanso é sinônimo de improdutividade, nos fazendo sentir culpa”, destaca.

“Mas ter a coragem de parar, respirar, dizer não ao que nos faz mal e dedicar tempo a nós mesmos e aos outros é um ato de liberdade, capaz de trazer grande prazer e alívio”, ressalta a psicóloga.

Suzana ainda pontua: “O tempo se tornou um bem raro em uma sociedade que nos exige fazer tudo a toda hora e de forma acelerada, tanto no mundo virtual quanto no presencial”.

Para Sandra Teschner, uma das principais referências brasileiras em Ciência da Felicidade e Felicidade no Trabalho, palestrante internacional e autora best-seller, a hiperconectividade e a pressa constante criam um estado de alerta permanente no cérebro.

“É como se estivéssemos sempre “ligados” no modo de sobrevivência, ativando o eixo do estresse (hipotálamo–hipófise–adrenal) e reduzindo a capacidade de descanso profundo. Isso afeta o sono, o humor e até o sistema imunológico”, esclarece.

“Perdemos micromomentos de presença – aqueles instantes de conversa sem pressa, de silêncio reparador, de riso espontâneo – que são essenciais para regular emoções. A ironia é que temos mais tecnologia para economizar tempo, mas a usamos para preenchê-lo até transbordar”, frisa Sandra.

A psicóloga Izabelli Pancieri Cruz, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), afirma que o desafio não é “ter tempo”, mas escolher onde investir presença.

“Saber dizer não ao excesso é o caminho para dizer sim ao que realmente tem valor”, explica.

Nova profissão por causa dos filhos

Há três anos, a enfermeira Daniela Peniche, 39 anos, resolveu mudar de profissão para ter mais tempo livre com seus filhos, Pedro Jorge, 9 , e Maria Júlia, 6.

Ao lado do marido, o empresário Fabrício Gonçalves, 41 anos, Daniela agora se dedica, no período da tarde, aos negócios da família, enquanto os filhos estão na escola. Para ela, ter esse tempo e estar com sua família têm sido seu luxo.

“Está cada vez mais difícil encontrar pessoas dispostas a viver o que o casamento proporciona. É uma vida de desafios, renúncias, mas de muito amor e entrega”.

Mas Daniela não nega que a tecnologia pode, em alguns momentos, atrapalhar esse tempo.

“Por estarmos mais conectados, nos colocamos à disposição de desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo, e isso consome nossa agenda. Nos tornamos ocupados e cansados. Precisamos estar em alerta”.

Maioria escolheria saúde ilimitada

Apesar de 44,1% afirmarem ter preocupações financeiras, ainda assim, se pudessem, 49,69% dos entrevistados disseram que escolheriam ter saúde como único recurso ilimitado.

Na avaliação de Ayrton Faier Machado, doutor em Administração, professor da Universidade Vila Velha (UVV) e coordenador da Empresa Junior da UVV, EJUVV, a saúde é o item mais citado em todas as faixas etárias.

“Entre os mais jovens, aparecem outras opções, mas, acima dos 46 anos, a saúde se torna praticamente absoluta, refletindo a fase da vida em que outras conquistas já foram alcançadas e a atenção se concentra no bem-estar”.

“Essa resposta se conecta e reforça diretamente a questão anterior, em que a saúde mental foi considerada um luxo da vida moderna. Ou seja, aquilo que hoje é percebido como um luxo, aparece também como o recurso mais desejado”, avalia Ayrton.

O psiquiatra Anderson Dondoni analisa que ter uma saúde mais longeva habilita o cidadão para ter todos os “luxos”, como tempo livre e convivência com a família. “A saúde é o ponto de partida para a pessoa colocar em dia todas os outros objetivos”.

Para ter uma vida mais saudável, umas das dicas da psicóloga Suzana Pittol é se desconectar. “Enquanto estamos conectados, vivemos em uma busca constante por algo que não temos, sem aproveitar o presente”.

A mestre em Psicologia Sandra Teschner recomenda agendar o que importa como compromisso inadiável.

“O jantar em família deve estar no calendário tanto quanto a reunião de negócios”, ressalta.

“Patrimônio que nunca perde valor”

Imagem ilustrativa da imagem “Ter tempo exige coragem”, diz psicóloga
Lorrayne Salles Aguiar fala sobre não conseguir fazer atividades físicas devido cansaço com a rotina |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Com uma rotina similar a de centenas de capixabas, a assistente de atendimento Lorrayne Salles Aguiar, de 27 anos, acorda durante a semana entre 4h30 e 5 horas para estar às 7h no trabalho. Por volta das 17h ela sai do serviço.

O trânsito e o cansaço com a rotina nem sempre permitem que ela consiga fazer atividade física, além disso, ela ainda precisa conviver com cobrança e pressão por resultado no trabalho.

“Praticar exercícios, convivência com a família e saúde mental, atualmente, são luxos. Com a correria do dia a dia, às vezes, o simples acaba passando despercebido”, afirma.

De férias, ela conta que este mês está conseguindo, por exemplo, fazer mais atividade física. “Quando estou trabalhando é bem complicado conciliar, uma das causas de achar a prática de exercício um luxo para minha realidade. É como se esses luxos invisíveis fossem o verdadeiro patrimônio que nunca perde valor”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Lorrayne Salles Aguiar fala sobre não conseguir fazer atividades físicas devido cansaço com a rotina

CIDADES

Trânsito em Vitória terá alteração para corrida no domingo

Lorrayne Salles Aguiar fala sobre não conseguir fazer atividades físicas devido cansaço com a rotina

CIDADES

Ônibus do Transcol voltam a circular na Serra após paralisação

Lorrayne Salles Aguiar fala sobre não conseguir fazer atividades físicas devido cansaço com a rotina

CIDADES

Maioria das infrações de trânsito no ES ocorre na hora do almoço

Lorrayne Salles Aguiar fala sobre não conseguir fazer atividades físicas devido cansaço com a rotina

CIDADES

Nova lancha e mais viagens no Aquaviário a partir de hoje

Ícone tags Tags equilíbrio trabalho-família felicidade no trabalho gestão do tempo qualidade de vida saúde mental tecnologia e estresse

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM