Nova lancha e mais viagens no Aquaviário a partir de hoje
Embarcação Mestre Álvaro tem dois andares, 100 lugares e vai operar, inicialmente, no trecho entre Prainha e Praça do Papa

A quinta embarcação do Sistema Aquaviário, batizada como Mestre Álvaro, começa a funcionar nesta sexta-feira (19) com 100 lugares. A primeira viagem da nova lancha será às 14h30, na estação da Prainha, em Vila Velha, em direção à Praça do Papa, em Vitória.
A nova lancha seguirá o padrão das demais embarcações do Sistema Aquaviário, com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCD's), ar-condicionado, internet via wi-fi e bicicletário.
Porém, ainda não é permitido o embarque de animais de estimação junto de passageiros.
“A embarcação passou por toda a vistoria necessária da Marinha e da Ceturb, e está com todos os itens contratuais de acordo”, disse o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.
“A lancha Mestre Álvaro chegou para reforçar o sistema. E como ela não passa embaixo de pontes, porque tem dois andares, e vai pegar um trajeto já existente, entre as estações da Prainha e Praça do Papa, vamos liberar outra embarcação para fazer linhas a mais para Porto de Santana, em Cariacica”.
A linha 401, que faz o trajeto entre Porto de Santana e Praça do Papa, ganhou 12 novos horários de partida em dias úteis, que já começaram a operar. As 12 novas viagens estão divididas igualmente entre as estações, com seis novos horários para cada uma.
“Esta é uma linha mais longa, com trajeto de 45 minutos de duração, o que deixava um grande espaçamento entre as viagens. Devido a isso, os usuários preferiam pegar um ônibus para não ficar esperando. Portanto, estamos aumentando a oferta de horários de partida dessa linha para diminuir a espera da população”, destacou Marcelo.
Linhas
O diretor-presidente da Ceturb-ES disse ainda que, até o momento, não há previsão de outras linhas do Sistema Aquaviário receberam aumento em horários de partida, e que depende de análise.
Atualmente, o valor para usar o Aquaviário é de R$ 4,90 em dias úteis e de R$ 4,30 aos domingos e feriados. Vale destacar que 49% dos usuários embarcam na estação da Praça do Papa e outros 41% na Prainha, de acordo com o diretor-presidente da Ceturb-ES.
FIQUE POR DENTRO
Lancha Mestre Álvaro
100 passageiros poderão embarcar, simultaneamente, na embarcação. São 85 lugares no primeiro andar e 15 no segundo. Além disso, a embarcação contará com dois lugares para cadeirantes.
Operação
A Mestre Álvaro vai operar, inicialmente, no trecho entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória. Posteriormente, também atenderá novas linhas das estações Dom Bosco, Pio XII e da Rodoviária de Vitória.
Doze novos horários
A linha 401 terá seis novos horários de partida em Porto de Santana e seis na Praça do Papa.
Mais de 2 mil usuários
2.100 usuários semanalmente utilizando a linha 401 é a expectativa da Ceturb-ES com a oferta de novos horários, o que representa aumento de 31,25% no uso da linha. Atualmente, a média de usuários chega a 1.600 semanalmente.
30 viagens diariamente
15 deslocamentos para cada sentido da linha serão operados todos os dias. Até então, o total de 18 viagens era realizado por dia.
Estações mais usadas
49% dos usuários embarcam na Praça do Papa, e outros 41% na Prainha, destacou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.
Tabela do Aquaviário
Os horários e itinerários de todas as embarcações do Sistema Aquaviário, assim como o endereço exato de todas as estações, podem ser conferidos no site: www.ceturb.es.gov.br/aquaviario.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários