X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Tem multa para quem para o carro no espaço de motos?

Apesar da sinalização fazer parte do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista não será multado caso pare em cima da nova área


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tem multa para quem para o carro no espaço de motos?
Área de espera para motos fica à frente das faixas de retenção dos demais veículos nos semáforos |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Novas sinalizações horizontais têm pego condutores de surpresa em ruas e avenidas da Grande Vitória.

As chamadas “áreas de espera para motos” são demarcações que ficam à frente das faixas de retenção dos demais veículos nos semáforos e foram incluídas no Código de Trânsito Brasileiro em 2021.

Leia mais sobre Cidades

O objetivo é garantir que as motos tenham mais fluidez no trânsito. Vitória, Vila Velha e Serra já contam com a sinalização.

Jederson Lobato, gerente de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), explica que, apesar da sinalização fazer parte do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista de carro, caminhão ou semelhantes não será multado caso pare em cima desta área durante o sinal vermelho.

“Nesses casos, esses automóveis farão uma parada por obrigação, respeitando o sinal vermelho do semáforo. Então, nessa mobilização temporária, caso ele pare dentro dessa faixa, que é exclusiva para motocicletas, não haverá penalizações, pois não há infração de trânsito caso o automóvel ou o caminhão, entre outros, acabe adentrando nessa área”.

A instalação da sinalização é de responsabilidade das prefeituras e cada uma decidirá de que forma será implantada. Jederson explica que ela existe para organizar melhor a saída do semáforo, quando este emite sinal verde.

“Esses veículos (motocicletas) tendem a arrancar e se locomover de uma maneira mais ágil. Além disso, a criação desse espaço faz com que motociclistas circulem menos nos corredores entre os veículos, reduzindo o risco de colisão lateral, de queda e de confusão no trânsito, por exemplo”.

De acordo com o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, na capital as demarcações começaram a ser implantadas há cerca de 20 dias.

“Já são 27 sinalizações deste tipo na avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), nos dois sentidos. A intenção é que elas sejam expandidas para as principais avenidas da cidade nos próximos três meses. Ainda estamos estudando como será essa expansão”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Tem multa para quem para o carro no espaço de motos?
|  Foto: Divulgação

Além da capital, na Grande Vitória, Vila Velha e Serra também contam com áreas de espera para motos.

Saiba mais

Espera para motos

Este espaço consiste em uma área delimitada por duas linhas de retenção junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

Ela é destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores.

Vitória

A Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) possui 27 áreas sinalizadas, espalhadas pelos 17 cruzamentos com semáforos (ainda faltam 6 áreas, por conta das obras da Cesan) para que todos os semáforos da avenida tenham a sinalização.

São 14 esperas de moto na Reta da Penha sentido Vila Velha e 13 esperas no sentido Serra.

O plano é ampliar a sinalização para as principais avenidas da cidade nos próximos três meses.

Vila Velha

Possui duas faixas de retenção de motos em duas vias: av. Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica, e av. Jerônimo Monteiro, no Centro.

O plano é ampliar a sinalização em outras vias de grande fluxo de veículos à medida que forem revitalizadas.

Serra

Há faixa de retenção para motocicletas na rua Nelcy Lopes e nas avenidas Norte-Sul, Eldes Scherrer e Lourival Nunes.

A Prefeitura reforça que há o objetivo de ampliar esse tipo de sinalização nas avenidas de grande fluxo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: