Teatro Glória e Homero Massena no Carnaval
Mocidade Unida da Glória, Unidos de Jucutuquara e Chegou o Que Faltava definiram o enredo que vão levar para o Sambão em 2024
Escute essa reportagem
Budas, flores-de-lótus, templos, obras do artista plástico Homero Massena e referências a diversos tipos de artes poderão ser conferidos na passarela do samba capixaba em 2024.
Até a noite de ontem, três agremiações do Grupo Especial divulgaram quais enredos levarão para o Sambão do Povo. Mas as escolas têm até julho para anunciar os temas do próximo Carnaval.
A Mocidade Unida da Glória está entre as escolas que saíram na frente. “Massena: Um Olhar em Aquarela” é o título do enredo que a atual campeã da folia capixaba vai apresentar no próximo ano.
Petterson Alves, carnavalesco da MUG, antecipa que o projeto é carnavalizar as obras de arte de autoria de Homero Massena, que foi o principal expoente da pintura impressionista no Estado.
“Apesar de ser mineiro, ele veio morar no Espírito Santo muito pequeno e fez de Vila Velha o seu jardim, o seu mundo. Não é um enredo biográfico, mas que fala das obras criadas por ele. Vamos falar de arte com arte, que é o Carnaval”, salienta Petterson.
Já a Unidos de Jucutuquara viu nas comemorações dos 50 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem a oportunidade de prestar uma homenagem a um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Budas, flores-de-lótus, templos e chás estarão presentes na avenida.
“A ideia é popularizar, por meio do Carnaval, a cultura budista junto à tradição japonesa, já que o Mosteiro Zen faz parte da linha Soto Zen Budista, onde o grande enfoque é a meditação”, conta Osvaldo Garcia, carnavalesco da Unidos de Jucutuquara.
A Chegou o Que Faltava também leva um pedaço da história do Estado para o Sambão do Povo. Através do enredo “Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena”, a agremiação vai falar sobre o Teatro Glória, localizado no centro de Vitória.
“Um prédio que viu e ouviu muita coisa ao seu redor e antes mesmo de ser teatro foi mar, foi cais e jardim, essa é a história do Teatro Glória que será retratada com muito carinho. Faremos muitas referências a toda parte artística que passou pelo Glória”, adianta Vanderson César, um dos carnavalescos da Chegou o Que Faltava.
Independentes de Boa Vista, Pega no Samba, Novo Império e Unidos da Piedade são as agremiações do Grupo Especial que ainda não definiram ou guardam seus enredos a sete chaves.
Três escolas do Grupo A também já escolheram seus enredos. São elas: Andaraí, Unidos de Barreiros e Independente de Eucalipto.
Leia mais
Mulheres vão fazer curso para pilotar com segurança
Miss Espírito Santo revela seus truques de beleza
Saiba Mais
Grupo Especial
Mocidade Unida da Glória
atual campeã do Carnaval de Vitória, a Mocidade Unida da Glória vai atravessar a passarela do samba com o enredo “Massena: Um Olhar em Aquarela”, uma homenagem à vida e obra do pintor Homero Massena, um dos mais relevantes artistas da história do Espírito Santo.
Está aberto o concurso de samba-enredo da MUG. As inscrições dos sambas concorrentes vai até o dia 12 de junho. O samba campeão escolhido pela diretoria e comunidade será premiado com R$ 5 mil.
Chegou O que Faltava
“Bravo! Abram-se as Cortinas, o Glória em Cena” é o título do próximo enredo que a Chegou o que Faltava vai apresentar no Sambão do Povo. A agremiação vai contar a história do Teatro Glória, localizado no centro histórico da capital.
Unidos de Jucutuquara
Em 2024, a Unidos de Jucutuquara entrará na avenida com o enredo “Gassho: Caminhos de sabedoria”, uma homenagem ao Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu.
Independentes de Boa Vista
Na última segunda-feira, foi anunciada a renovação do contrato do carnavalesco Robson Goulart. A expectativa é que o enredo seja divulgado já na próxima semana.
Pega no Samba
O carnavalesco da escola, Orlando Júnior, garantiu que o novo enredo será anunciado no próximo fim de semana.
Novo Império
Daqui a duas semanas vai ter eleição para escolher a nova diretoria executiva da escola. Somente após essa decisão, o novo enredo será divulgado.
Unidos da Piedade
Segundo Jocelino Júnior, novo presidente da agremiação, o enredo ainda está sendo definido. O anúncio deve acontecer até junho.
Grupo A
Andaraí
A escola vai apostar na reedição do enredo “Histórias que a Vovó contava!”. O tema deu a Andaraí o título do Grupo de Acesso em 1991.
Unidos de Barreiros
“Medicina, a nobre Arte de Salvar vidas e os novos desafios” foi enredo em 2007 e será reeditado para 2024. Na passarela, será contado desde o princípio da medicina até os tempos atuais.
Independente de Eucalipto
Através do enredo “São Gabriel: Terra dos Cafezais”, a escola vai levar um pouco da história da cidade de São Gabriel da Palha para a avenida.
Leia mais
Engavetamento deixa um morto e complica trânsito na BR-101
Motorista do Transcol passa mal e bate ônibus em poste em Vitória
Comentários