Tatiana Sampaio, cientista que estuda a polilaminina, será homenageada no ES
Pesquisadora irá receber a Comenda Jerônimo Monteiro, mais alta honraria do Estado
Siga o Tribuna Online no Google
A professora bióloga Tatiana Sampaio, que lidera os estudos sobre a polilaminina no Brasil, será homenageada com a mais alta honraria do Espírito Santo. Na próxima quinta-feira (26), a cientista receberá a Comenda Jerônimo Monteiro em uma cerimônia no Palácio Anchieta, sede do governo do Estado. Na ocasião, membros da equipe de pesquisa também serão condecorados.
Durante o evento, também será realizada a cerimônia de formatura da quinta turma dos Programas de Residência em Saúde do ICEPi (Instituto Capixaba de Pesquisa, Ciência e Inovação). Mitter Mayer Volpasso Borges, coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) da Polilaminina no Espírito Santo, destacou a participação do Estado no estudo que tem trazido esperança para pacientes tetraplégicos de todo o Brasil.
"O nosso estado foi o primeiro a abrir oficialmente as portas para apoiar essa pesquisa, estruturando, acreditando e dando respaldo institucional à ciência. Na mesma cerimônia, os membros da equipe também serão condecorados, reconhecendo que grandes avanços nunca são obra de uma só pessoa — são fruto de união, coragem e propósito", escreveu em uma publicação nas redes sociais.
Comenda Jerônimo Monteiro
Criada pelo Decreto nº 230, de 19 de abril de 1972, a Ordem Estadual do Mérito Jerônymo Monteiro é a mais alta honraria do Estado, destinada a homenagear personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas e merecedoras da gratidão e da admiração do povo capixaba.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários