Sítio Histórico de Santa Teresa será tombado pelo Conselho Estadual de Cultura
CEC também retoma processos de tombamento do Hospital Pedro Fontes e do antigo Hospital Colônia de Itanhenga
O Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou a minuta de tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa durante sessão online da 182ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira (6).
Além da aprovação da minuta, o colegiado decidiu pela retomada do processo de tombamento do Hospital Pedro Fontes, localizado na Grande Vitória.
Por meio da Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos (CPABMA), o CEC também reabriu o processo que trata do tombamento do antigo Hospital Colônia de Itanhenga, em Cariacica — um procedimento iniciado em 2008 e que estava paralisado há anos.
Próximos passos
Após aprovação da minuta de resolução de tombamento pela plenária do Conselho Estadual de Cultura, o documento segue para homologação do Governador do Estado.
Com a publicação do documento homologado no Diário Oficial, o sítio histórico será inscrito no livro do Tombo Histórico e no Livro de Tombo das Belas Artes, finalizando o processo de tombamento.
Fazem parte do Sítio Histórico a Praça Augusto Ruschi e 47 edificações, dentre elas a antiga residência de Virgílio Lambert e a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o imóvel onde residiu Augusto Ruschi, já tombadas.
O Sítio Histórico é composto pela Poligonal de Tombamento, que abrange parte da área urbana do Centro Histórico de Santa Teresa onde se concentra o maior número de imóveis tombados.
Essa área preserva características morfológicas e ambientais ligadas ao período que vai desde a colonização europeia até a modernização associada aos estilos Eclético e Protomoderno, influenciados pela economia cafeeira da primeira metade do século XX e refletidos no acervo arquitetônico da cidade.
Além disso, o sítio inclui três poligonais de entorno, correspondentes às áreas vizinhas à poligonal de tombamento. Nelas há alguns imóveis tombados, mas predominam construções contemporâneas, que estão, portanto, mais suscetíveis a modificações.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários