Preparação física e mental para agentes de segurança lidarem com risco e pressão
Evento realizado na Ufes promove debate e palestras sobre os cuidados com a saúde para os agentes de segurança pública
Você já passou por estresse no trabalho ou esteve sob pressão? Imagine lidar com esse cenário diariamente e ainda em situações de risco de vida. Essa é a realidade de policiais e bombeiros militares, guardas municipais e agentes de segurança pública em todo o Brasil.
Para debater a importância da saúde física e mental desses agentes, acontece, até este sábado (8), o primeiro Congresso Nacional de Ciências Policiais, Saúde, Desempenho Físico e Operacional (Conacips 2025) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Mais de 2 mil agentes estão inscritos para participar de palestras e mesas-redondas. Oficinas gratuitas estão abertas para todos, abordando primeiros socorros, defesa pessoal, entre outros temas.
Para o presidente da Associação das Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (Aspra), sargento Jackson Eugênio Silote, é necessário abordar nutrição, prática de esportes e cuidados com a saúde mental dos agentes.
“Isso deve deixar de ser encarado como um luxo. Na megaoperação do Rio de Janeiro, por exemplo, se os profissionais não estivessem com a saúde física e mental em dia, teríamos visto muito mais mortes”, explicou.
O debate sobre segurança pública deve ir além de questões jurídicas e operacionais, incluindo atenção para os recursos humanos das corporações, que são os agentes de segurança, destacou o cabo Geanderson, doutorando em Nutrição e Saúde na Ufes e idealizador e presidente do Conacips 2025.
“Precisamos integrar conhecimento, realizar debate entre as corporações e enxergar a segurança pública de modo geral. Debatemos muito questões jurídicas e logísticas, mas esquecemos do agente policial, que precisa estar bem para exercer a função dele”.
Os debates do evento objetivam contribuir para as ciências policiais, de forma a beneficiar a sociedade, com melhor atuação dos agentes de segurança pública.
“Quando o agente entende as funções que devem ser desempenhadas, seja soldado ou oficial, e está com condições de saúde física e mental em dia, ele opera de forma mais adequada”, afirmou o pós-doutor em Ciências da Saúde, Danilo Bocalini, liderança científica do evento.
Ciências Policiais em foco
O 1º Congresso Nacional de Ciências Policiais, Saúde, Desempenho Físico e Operacional (Conacips 2025) promoverá o debate sobre os cuidados com a saúde mental e física de agentes de segurança pública no Brasil.
O evento vai até amanhã, no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/Ufes).
Oficinas temáticas gratuitas serão abertas para o público, ministradas por policiais militares, guardas municipais, entre outros.
Inscrição: www.conacips2025.com
Fonte: Conacips 2025.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários