Sistema Aquaviário terá mais dois terminais em Vitória
As estações Dom Bosco e da Praça Pio XII, no centro de Vitória, devem ficar prontas em 18 meses. Novo barco vai entrar em operação
Siga o Tribuna Online no Google
As obras para dois novos terminais do Sistema Aquaviário terão início este ano, ambos em Vitória. As construções serão no antigo Terminal Dom Bosco e no Centro (na altura da Praça Pio XII), segundo explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
“O edital foi lançado em 2025, e a previsão é que as obras iniciem ainda este ano, com 18 meses para conclusão”, afirmou.
Também foram confirmadas a elaboração do novo projeto da estação de São Pedro e a entrega de mais um barco. Além disso, até março será entregue a estação da Rodoviária.
“Vamos lançar a embarcação Forno Grande, com 135 lugares. Será o maior barco já implantado no Aquaviário”, destacou Damasceno.
Atualmente, o sistema transporta, em média, dois mil passageiros por dia, conta com cinco embarcações e três estações – na Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).
Nova Frota
Além dos dois novos terminais do Aquaviário, tem novidade também na frota de ônibus do Sistema Transcol. A previsão para este ano é a chegada de 234 novos veículos, sendo 100 deles movidos a gás natural e biometano, 50 elétricos e 84 a diesel.
“Completamos o ano de 2025 com 70% da frota com ar-condicionado, cerca de 1.200 veículos. Queremos encerrar 2026 com 80% da frota com ar-condicionado”, disse o secretário.
Em 2025, o Sistema Transcol transportou quase 168 mihões de passageiros em mais de 7 milhões e 500 mil viagens.
“Neste ano, vamos manter o subsídio da tarifa Transcol em R$ 396.305.460, cerca de 35% do valor total”, disse Damasceno.
Saiba mais
Nova embarcação tem 135 lugares
Obras
A construção dos dois novos terminais do Sistema Aquaviário começa neste ano.
Os terminais ficarão em Vitória, no Centro, próximo à Praça Pio XII, e no Dom Bosco, onde era a antiga estação do Aquaviário. A previsão é de que, após serem iniciadas, as obras sejam concluídas em 18 meses.
Nova embarcação
O barco Forno Grande já está pronto para operar e começar a fazer viagens.
Com 135 lugares, a embarcação será a maior do sistema, e a data para início as operações ainda será divulgada.
Dois mil passageiros passam diariamente pelo Aquaviário, que possui 5 embarcações e 3 estações: na Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).
Frota de ônibus
234 novos veículos estão previstos para o Sistema Transcol em 2026, sendo 100 movidos a gás, 84 a diesel e 50 elétricos.
Fonte: Semobi-ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários