Sistema Aquaviário terá mais dois terminais em Vitória
As estações Dom Bosco e da Praça Pio XII, no centro de Vitória, devem ficar prontas em 18 meses. Novo barco vai entrar em operação
As obras para dois novos terminais do Sistema Aquaviário terão início este ano, ambos em Vitória. As construções serão no antigo Terminal Dom Bosco e no Centro (na altura da Praça Pio XII), segundo explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
“O edital foi lançado em 2025, e a previsão é que as obras iniciem ainda este ano, com 18 meses para conclusão”, afirmou.
Também foram confirmadas a elaboração do novo projeto da estação de São Pedro e a entrega de mais um barco. Além disso, até março será entregue a estação da Rodoviária.
“Vamos lançar a embarcação Forno Grande, com 135 lugares. Será o maior barco já implantado no Aquaviário”, destacou Damasceno.
Atualmente, o sistema transporta, em média, dois mil passageiros por dia, conta com cinco embarcações e três estações – na Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).
Nova Frota
Além dos dois novos terminais do Aquaviário, tem novidade também na frota de ônibus do Sistema Transcol. A previsão para este ano é a chegada de 234 novos veículos, sendo 100 deles movidos a gás natural e biometano, 50 elétricos e 84 a diesel.
“Completamos o ano de 2025 com 70% da frota com ar-condicionado, cerca de 1.200 veículos. Queremos encerrar 2026 com 80% da frota com ar-condicionado”, disse o secretário.
Em 2025, o Sistema Transcol transportou quase 168 mihões de passageiros em mais de 7 milhões e 500 mil viagens.
“Neste ano, vamos manter o subsídio da tarifa Transcol em R$ 396.305.460, cerca de 35% do valor total”, disse Damasceno.
Saiba mais
Nova embarcação tem 135 lugares
Obras
A construção dos dois novos terminais do Sistema Aquaviário começa neste ano.
Os terminais ficarão em Vitória, no Centro, próximo à Praça Pio XII, e no Dom Bosco, onde era a antiga estação do Aquaviário. A previsão é de que, após serem iniciadas, as obras sejam concluídas em 18 meses.
Nova embarcação
O barco Forno Grande já está pronto para operar e começar a fazer viagens.
Com 135 lugares, a embarcação será a maior do sistema, e a data para início as operações ainda será divulgada.
Dois mil passageiros passam diariamente pelo Aquaviário, que possui 5 embarcações e 3 estações: na Prainha (Vila Velha), Praça do Papa (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).
Frota de ônibus
234 novos veículos estão previstos para o Sistema Transcol em 2026, sendo 100 movidos a gás, 84 a diesel e 50 elétricos.
Fonte: Semobi-ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários