X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Serra vai ter teleconsulta em 15 especialidades

Salas para a prática ficam no Ambulatório Municipal. Entre as opções estão neurologia, cardiologia, dermatologia e endocrinologia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Serra vai ter teleconsulta em 15 especialidades
Paciente durante teleconsulta em uma das duas novas salas inauguradas em Jardim Limoeiro, na Serra. |  Foto: divulgação/Edson Reis/Secom Serra

Em mais um passo para a ampliação da oferta de médicos especialistas em todo o Espírito Santo, foram inauguradas ontem duas novas salas de teleconsultas na Serra.

No local — que fica no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro —, serão ofertadas 15 especialidades, como cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, entre outras.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, explicou que as novas salas fazem parte do investimento do governo estadual na ampliação das teleconsultas em todo o Espírito Santo.

Somente na Região Metropolitana de Saúde — que tem 23 municípios — foram investidos R$ 14 milhões. “A Serra é o 15º município dessa região a inaugurar sala de teleconsulta. Esperamos, até o final de maio, que todos tenham as salas implantadas, em parceria com as prefeituras”, destacou Hoffmann.

Segundo o secretário, além de reduzir a fila de espera pelas consultas com especialistas, o objetivo é reduzir a necessidade de deslocamentos longos para outras cidades e, consequentemente, diminuir a falta às consultas.

“A Serra, por exemplo, era o município com maior absenteísmo, porque as pessoas tinham que se deslocar para o CRE Metropolitano (em Cariacica)”.

O gerente de regulação da Secretaria de Saúde da Serra, Roniscley Nascimento Silva, explicou que os pacientes do município podem ter acesso aos serviços de teleconsulta pelas unidades de saúde, que é a porta de entrada.

“O paciente passa pelo atendimento clínico e, a partir do encaminhamento, ele é inserido no sistema de regulação estadual”.

Roniscley enfatizou que, dependendo da especialidade, o próprio município hoje oferta a consulta, e já agenda no Ames. Já aquelas de média ou alta complexidade, ele deve aguardar uma das vagas do Estado. “Nas salas de teleconsulta, temos um atendimento humanizado, com a presença sempre de um profissional da enfermagem, que auxilia no atendimento”.

A inauguração contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, com o prefeito da Serra, Weverson Meireles, além de outras autoridades.

Saiba Mais 

Nova sala de teleconsulta

Foi inaugurada ontem as duas novas salas do serviço de teleconsulta de especialidades no Ambulatório Municipal de Especialidades da Serra (Ames), em Jardim Limoeiro.

O serviço faz parte do investimento do governo do Estado — que está ampliando serviços de teleconsulta com especialistas em todo o Espírito Santo — em parceria com prefeituras.

Especialidades

O serviço de teleconsulta na Serra vai ofertar atendimentos em 15 especialidades médicas:

Adulto: angiologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, urologia e endocrinologia.

Pediatria: cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia e psiquiatria.

As especialidades serão ofertadas de forma gradual.

Como ter acesso

A porta de entrada para os serviços são as unidades de saúde.

Após consulta com médicos da unidade, se for constatada a necessidade do agendamento com especialista, ele fará o encaminhamento.

A regulação do Estado irá definir se o paciente é apto à teleconsulta ou ao atendimento presencial.

Se for chamado, o paciente deve comparecer ao Ames e aguardar ser chamado.

Em todas as consultas, haverá um profissional de enfermagem para auxiliar na interação com o médico.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: