83 motoristas são multados por dia por usar celular ao volante no ES
Dados do Detran-ES apontam que 40.470 já foram flagrados usando o aparelho na condução do veículo, de 2024 até abril deste ano
Escute essa reportagem

Parece inofensivo, mas o uso do celular ao volante pode trazer consequências sérias. E, mesmo proibida, a ação continua sendo praticada por motoristas no dia a dia.
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) apontam que, de janeiro de 2024 a abril deste ano, 40.470 motoristas foram flagrados pelo uso do aparelho na condução de veículo, o que equivale a 83 infrações por dia.
Especialista em Comportamento Seguro no Trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), Marlonn Dummer disse que o uso do celular compromete o maior recurso de segurança do condutor, que é a atenção plena ao dirigir, impactando diretamente em sua capacidade de se antever e reagir.
“Usar o celular por apenas cinco segundos a 80 km/h equivale a dirigir 'cego' por cerca de 110 metros, algo que é suficiente para causar atropelamentos ou colisões graves” comentou.
André Cerqueira contou que o celular já é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a terceira maior causa mundial de sinistros de trânsito ao volante.
Situações
Gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato explicou que as mais de 40 mil infrações foram divididas em quatro situações: dirigir veículo segurando o telefone celular; manuseando telefone celular; utilizando-se de telefone celular; e utilizando-se de fones nos ouvidos.
“Quando estou 'segurando' o telefone celular, é quando o celular está na minha mão independentemente de eu estar acessando algum aplicativo. Já no caso de 'manuseando', é quando efetivamente eu estou com as mãos acessando alguma aplicação, lendo uma mensagem, por exemplo”, explicou Jederson Lobato.
Nessas duas situações, a infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Ao utilizar-se de celular, as duas mãos estão no volante e o celular está entre o ouvido e o ombro, preso. Ou está no meu colo. Já o do fone de ouvido é quando este está conectado ao aparelho”, disse o gerente de fiscalização de trânsito.
Os dois últimos casos são infrações médias, com multa de R$ 130,16 e penalidade de quatro pontos na CNH.

Fotos no carro dão multa para quem está parado no sinal?
Gravar vídeos e tirar fotos com o celular enquanto o semáforo está vermelho é um problema? Especialistas explicaram que, por mais que o carro esteja parado, essa ação pode sim prejudicar o trânsito e há penalidade.
“Mesmo parado no semáforo, o condutor ainda está em condução, e manusear o celular configura infração gravíssima, pois o motorista compromete o tripé da segurança: atenção/ previsão/ reação”, disse Marlonn Dummer, especialista em comportamento seguro no trânsito.
Ele afirmou que isso não é positivo, pois desvia a atenção e retarda a reação do condutor ao fluxo do trânsito e eventuais riscos inerentes ao deslocamento.
André Cerqueira, especialista em segurança, também se manifestou. “Já tivemos diversos sinistros de trânsito em que a pessoa está no celular, tirando uma foto, e quando o semáforo abre, aquela pessoa se distrai e acaba batendo no veículo da frente”.

Procedimento
Se a pessoa deseja fazer o uso do celular dentro do carro, seja para tirar fotos, gravar vídeos, mandar mensagens ou fazer ligações, ela precisa fazê-lo quando o veículo estiver estacionado.
“O celular virou um hábito indevido na maioria das vezes. Temos que 'quebrá-lo' e transformá-lo em um hábito saudável. Minha dica é: quando a pessoa for pegar o trânsito, ela deve tirar o celular do raio de visão. Deixar no porta-luvas, deixar em uma bolsa”, disse.
“Caso a pessoa precise atender, pare o veículo em um lugar seguro… E faça sua ligação normalmente. Mas no trânsito, não. Temos visto pessoas não só dentro do carro, mas no celular pilotando uma motocicleta. É realmente inadmissível”, concluiu o profissional.
Uso de celular enquanto dirige
Infrações em 2024
Dirigir segurando o celular: 11.923
Dirigir manuseando celular: 14.392
Dirigir utilizando-se de celular: 5.025
Dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos: 73
Total: 31.413
Infrações de janeiro a abril de 2025
Dirigir segurando o celular: 3.506
Dirigir manuseando o celular: 3.974
Dirigir utilizando-se de celular: 1.539
Dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos: 38
Total: 9.057
40.470 infrações foi a quantidade, juntando os dados de 2024 com os obtidos até o momento, o que representa 83,2 infrações por dia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários