X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

83 motoristas são multados por dia por usar celular ao volante no ES

Dados do Detran-ES apontam que 40.470 já foram flagrados usando o aparelho na condução do veículo, de 2024 até abril deste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 83 motoristas são multados por dia por usar celular ao volante no ES
O uso do celular compromete o maior recurso de segurança do condutor do veículo, que é a atenção plena ao dirigir, dizem os especialistas |  Foto: Leone Iglesias/AT

Parece inofensivo, mas o uso do celular ao volante pode trazer consequências sérias. E, mesmo proibida, a ação continua sendo praticada por motoristas no dia a dia.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) apontam que, de janeiro de 2024 a abril deste ano, 40.470 motoristas foram flagrados pelo uso do aparelho na condução de veículo, o que equivale a 83 infrações por dia.

Especialista em Comportamento Seguro no Trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), Marlonn Dummer disse que o uso do celular compromete o maior recurso de segurança do condutor, que é a atenção plena ao dirigir, impactando diretamente em sua capacidade de se antever e reagir.

“Usar o celular por apenas cinco segundos a 80 km/h equivale a dirigir 'cego' por cerca de 110 metros, algo que é suficiente para causar atropelamentos ou colisões graves” comentou.

André Cerqueira contou que o celular já é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a terceira maior causa mundial de sinistros de trânsito ao volante.

Situações

Gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, Jederson Lobato explicou que as mais de 40 mil infrações foram divididas em quatro situações: dirigir veículo segurando o telefone celular; manuseando telefone celular; utilizando-se de telefone celular; e utilizando-se de fones nos ouvidos.

“Quando estou 'segurando' o telefone celular, é quando o celular está na minha mão independentemente de eu estar acessando algum aplicativo. Já no caso de 'manuseando', é quando efetivamente eu estou com as mãos acessando alguma aplicação, lendo uma mensagem, por exemplo”, explicou Jederson Lobato.

Nessas duas situações, a infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Ao utilizar-se de celular, as duas mãos estão no volante e o celular está entre o ouvido e o ombro, preso. Ou está no meu colo. Já o do fone de ouvido é quando este está conectado ao aparelho”, disse o gerente de fiscalização de trânsito.

Os dois últimos casos são infrações médias, com multa de R$ 130,16 e penalidade de quatro pontos na CNH.

Imagem ilustrativa da imagem 83 motoristas são multados por dia por usar celular ao volante no ES
|  Foto: - Divulgação

Fotos no carro dão multa para quem está parado no sinal?

Gravar vídeos e tirar fotos com o celular enquanto o semáforo está vermelho é um problema? Especialistas explicaram que, por mais que o carro esteja parado, essa ação pode sim prejudicar o trânsito e há penalidade.

“Mesmo parado no semáforo, o condutor ainda está em condução, e manusear o celular configura infração gravíssima, pois o motorista compromete o tripé da segurança: atenção/ previsão/ reação”, disse Marlonn Dummer, especialista em comportamento seguro no trânsito.

Ele afirmou que isso não é positivo, pois desvia a atenção e retarda a reação do condutor ao fluxo do trânsito e eventuais riscos inerentes ao deslocamento.

André Cerqueira, especialista em segurança, também se manifestou. “Já tivemos diversos sinistros de trânsito em que a pessoa está no celular, tirando uma foto, e quando o semáforo abre, aquela pessoa se distrai e acaba batendo no veículo da frente”.

Imagem ilustrativa da imagem 83 motoristas são multados por dia por usar celular ao volante no ES
|  Foto: - Divulgação

Procedimento

Se a pessoa deseja fazer o uso do celular dentro do carro, seja para tirar fotos, gravar vídeos, mandar mensagens ou fazer ligações, ela precisa fazê-lo quando o veículo estiver estacionado.

“O celular virou um hábito indevido na maioria das vezes. Temos que 'quebrá-lo' e transformá-lo em um hábito saudável. Minha dica é: quando a pessoa for pegar o trânsito, ela deve tirar o celular do raio de visão. Deixar no porta-luvas, deixar em uma bolsa”, disse.

“Caso a pessoa precise atender, pare o veículo em um lugar seguro… E faça sua ligação normalmente. Mas no trânsito, não. Temos visto pessoas não só dentro do carro, mas no celular pilotando uma motocicleta. É realmente inadmissível”, concluiu o profissional.

Uso de celular enquanto dirige

Infrações em 2024

Dirigir segurando o celular: 11.923

Dirigir manuseando celular: 14.392

Dirigir utilizando-se de celular: 5.025

Dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos: 73

Total: 31.413

Infrações de janeiro a abril de 2025

Dirigir segurando o celular: 3.506

Dirigir manuseando o celular: 3.974

Dirigir utilizando-se de celular: 1.539

Dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos: 38

Total: 9.057

40.470 infrações foi a quantidade, juntando os dados de 2024 com os obtidos até o momento, o que representa 83,2 infrações por dia.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: