Serra realiza mutirão para zerar fila de atendimento para cirurgias gerais
A ação acontece no sábado (27) e a expectativa é atender 1.200 pacientes, que foram previamente agendados
Escute essa reportagem
A Secretaria Municipal de Saúde da Serra realiza neste sábado (27), um mutirão da saúde que pretende zerar a fila de atendimentos para cirurgias gerais no município. A ação acontece das 8 às 15 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), localizado em Jardim Limoeiro.
O mutirão é pré-cirúrgico e a expectativa de atender cerca de 1.200 pacientes, que foram previamente agendados para sua última consulta e exames antes de operar.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Ao todo, serão feitos 600 atendimentos, zerando a fila para cirurgia geral, que engloba retirada de hérnias, vesículas e lipomas.
Os outros 600 pacientes estão agendados para pacientes que estão à espera da cirurgia de catarata. Neste sábado, serão realizadas as consultas pré-cirúrgicas para o procedimento.
Entenda como serão os atendimentos
Das 8 às 15 horas, as equipes de Saúde da Serra vão realizar consultas, solicitar e agendar a realização dos exames pré-operatórios. Quando falamos em exames, nos referimos a sangue, ultrassonografia.
Também será realizado o risco cirúrgico com cardiologista. Vale a pena reforçar: os pacientes já estão previamente agendados pelas equipes da rede básica de saúde da Serra.
Otimização da resposta para o munícipe
Ações, com o caráter de mutirão encurtam, em até quatro meses, o caminho que separa o momento do diagnóstico até a realização da cirurgia.
Após a conclusão dessa etapa, o paciente passa por uma avaliação final do cirurgião, antes de ser submetido ao procedimento.
Os procedimentos, realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo Estadual, ainda sofrem reflexo da pandemia da covid-19, momento em que os casos de atendimento eletivo precisaram ser suspensos.
Leia mais
Novo visual no viaduto Caramuru até setembro
Cidades do ES entre as que mais tiveram chuva nas últimas 24 horas no País
Árvore “assassina de abelhas” vai ser proibida em cidades do ES
Comentários