Segurança nas praias: balneários com mais câmeras e salva-vidas no Verão
Governo do Espírito Santo e municípios estão fazendo investimentos para assegurar proteção tanto em terra quanto no mar
Com dias mais longos e temperaturas elevadas, o litoral se transforma no principal destino de quem quer aproveitar o melhor do verão, seja para um mergulho no mar, uma caminhada na areia, aquele bate-papo sem hora para acabar ou simplesmente para contemplar o pôr do sol.
Para que esse cenário de lazer venha acompanhado de tranquilidade, municípios e o governo do Estado têm garantido investimentos que asseguram proteção tanto em terra quanto no mar, reforçando as ações de segurança, com a tecnologia como aliada, além de outras medidas, como a ampliação do quadro de salva-vidas.
De Norte a Sul do Espírito Santo, os balneários contam com mais de mil câmeras de videomonitoramento, número que não para de crescer.
Na Serra, por exemplo, são 230 câmeras, sendo 160 do tipo “tagarelas”, distribuídas em 86 bairros do município para monitorar pedestres, banhistas e condutores diretamente da Central de Monitoramento, incluindo os balneários.
Elas operam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e são comandadas por 30 agentes que dividem a vigilância, monitorando e ajudando a prevenir crimes.
Em Vitória, foi reforçado o monitoramento da cidade e a proteção nas praias, aliando tecnologia, presença humana e planejamento integrado.
Hoje, o município conta com 1.156 câmeras de videomonitoramento, distribuídas por toda a cidade e cobrindo toda a faixa litorânea.
Os equipamentos estão conectados ao Centro Integrado de Operações e Monitoramento, que funciona 24 horas por dia e utiliza softwares de Inteligência Artificial, cerco eletrônico e leitura de placas, além do apoio de drones para acompanhar a movimentação de pessoas, especialmente nos balneários e em grandes eventos.
No mar, o cuidado também foi ampliado. A administração municipal aumentou o efetivo de guarda-vidas de 56 para 90 profissionais, que atuarão em 18 pontos-base ao longo de todo o litoral, a partir de janeiro.
Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, os investimentos em segurança em terra e no mar têm como objetivo assegurar que moradores e turistas aproveitem o verão com tranquilidade, lazer e proteção.
Fora da Grande Vitória, a tecnologia também tem sido usada como aliada. Várias cidades já contam com o sistema de videomonitoramento, enquanto outras se preparam para implantar a ferramenta em 2026, conforme apurou a reportagem de A Tribuna.
Raio X de algumas cidades no litoral
Vitória
Videomonitoramento
A capital conta com 1.156 câmeras de monitoramento, distribuídas por todas as regiões da cidade, incluindo a faixa litorânea. Elas estão integradas ao Centro Integrado de Operações e Monitoramento, que funciona 24 horas por dia, acompanhando em tempo real a movimentação de veículos e pedestres.
O sistema utiliza Inteligência Artificial, cerco eletrônico com leitura de placas e drones que auxiliam no monitoramento das praias, grandes eventos e áreas de maior concentração de pessoas.
Reforço no efetivo
A Guarda Municipal passa a contar com 102 novos agentes, que começam a atuar a partir do fim deste mês e início de janeiro, fortalecendo o policiamento comunitário e as ações da Operação Verão.
Guarda-vidas
O efetivo foi ampliado de 56 para 90 profissionais, distribuídos em 18 pontos-base ao longo do litoral, com início das atividades em janeiro.
Serra
Guarda-vidas
Conta com 64 guarda-vidas em atuação. A partir de janeiro, o efetivo será ampliado para 80 profissionais.
Videomonitoramento
O município tem 230 câmeras, sendo 160 do tipo “tagarelas”, distribuídas em 86 bairros para monitorar pedestres, banhistas e condutores diretamente da Central de Monitoramento. Elas operam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e são comandadas por 30 agentes.
Tem o sistema de monitoramento de vias e leitores de placa (OCR) que compõem o Cerco Eletrônico Municipal, que é integrado com o sistema de câmeras da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
O sistema possui características para a identificação de veículos e indivíduos com restrição judicial.
Encontra-se em estudo o aperfeiçoamento do sistema de videomonitoramento da cidade, objetivando a instalação de um Centro de Operações Municipal, prevendo o aumento do número de câmeras (estimando a operação de um quantitativo total de mais de mil câmeras) habilitadas com todas as tecnologias mais recentes (reconhecimento facial, Inteligência Artificial).
Vila Velha
Guarda-vidas e salvamento
Ao todo, 120 guarda-vidas reforçam o serviço de salvamento aquático em 28 postos, 25 deles elevados e outros 3 instalados em tendas ao longo dos 32 km da orla do município.
A Operação Verão do Salvamar se estenderá até o dia 28 de fevereiro. O serviço conta ainda com o apoio de um jet ski e um bote inflável.
Câmeras
O município possuiu câmeras de videomonitoramento que são operadas pela Guarda Municipal 24 horas por dia. Além disso, conta – para organizar o trânsito na cidade – com 100 novas câmeras, instaladas recentemente em vários bairros.
Guarapari
Guarda-Vidas
Durante a temporada de verão, 145 guarda-vidas estarão atuando nas praias. Além do trabalho preventivo e de salvamento, os profissionais já estão utilizando botes de salvamento e motos aquáticas.
Videomonitoramento
A Prefeitura informou que está avançando na reestruturação do sistema de videomonitoramento do município. Hoje conta com 49 câmeras, porém nenhuma está em pleno funcionamento em razão da falta de um sistema robusto de gerenciamento e armazenamento de imagens.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários