X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 30°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
  • ENEM
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 30°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • RADAR ECONÔMICO
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Segurança nas praias: balneários com mais câmeras e salva-vidas no Verão

Governo do Espírito Santo e municípios estão fazendo investimentos para assegurar proteção tanto em terra quanto no mar

Eliane Proscholdt
Eliane Proscholdt
31/12/2025 - 13:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Segurança nas praias: balneários com mais câmeras e salva-vidas no Verão
Câmeras “tagarelas” vão ajudar na segurança do verão na Serra |  Foto: Divulgação/Bruno Leão/Prefeitura da Serra

Com dias mais longos e temperaturas elevadas, o litoral se transforma no principal destino de quem quer aproveitar o melhor do verão, seja para um mergulho no mar, uma caminhada na areia, aquele bate-papo sem hora para acabar ou simplesmente para contemplar o pôr do sol.

Para que esse cenário de lazer venha acompanhado de tranquilidade, municípios e o governo do Estado têm garantido investimentos que asseguram proteção tanto em terra quanto no mar, reforçando as ações de segurança, com a tecnologia como aliada, além de outras medidas, como a ampliação do quadro de salva-vidas.

De Norte a Sul do Espírito Santo, os balneários contam com mais de mil câmeras de videomonitoramento, número que não para de crescer.

Na Serra, por exemplo, são 230 câmeras, sendo 160 do tipo “tagarelas”, distribuídas em 86 bairros do município para monitorar pedestres, banhistas e condutores diretamente da Central de Monitoramento, incluindo os balneários.

Elas operam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e são comandadas por 30 agentes que dividem a vigilância, monitorando e ajudando a prevenir crimes.

Em Vitória, foi reforçado o monitoramento da cidade e a proteção nas praias, aliando tecnologia, presença humana e planejamento integrado.

Hoje, o município conta com 1.156 câmeras de videomonitoramento, distribuídas por toda a cidade e cobrindo toda a faixa litorânea.

Os equipamentos estão conectados ao Centro Integrado de Operações e Monitoramento, que funciona 24 horas por dia e utiliza softwares de Inteligência Artificial, cerco eletrônico e leitura de placas, além do apoio de drones para acompanhar a movimentação de pessoas, especialmente nos balneários e em grandes eventos.

No mar, o cuidado também foi ampliado. A administração municipal aumentou o efetivo de guarda-vidas de 56 para 90 profissionais, que atuarão em 18 pontos-base ao longo de todo o litoral, a partir de janeiro.

Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, os investimentos em segurança em terra e no mar têm como objetivo assegurar que moradores e turistas aproveitem o verão com tranquilidade, lazer e proteção.

Fora da Grande Vitória, a tecnologia também tem sido usada como aliada. Várias cidades já contam com o sistema de videomonitoramento, enquanto outras se preparam para implantar a ferramenta em 2026, conforme apurou a reportagem de A Tribuna.

Raio X de algumas cidades no litoral

Vitória

Videomonitoramento

A capital conta com 1.156 câmeras de monitoramento, distribuídas por todas as regiões da cidade, incluindo a faixa litorânea. Elas estão integradas ao Centro Integrado de Operações e Monitoramento, que funciona 24 horas por dia, acompanhando em tempo real a movimentação de veículos e pedestres.

O sistema utiliza Inteligência Artificial, cerco eletrônico com leitura de placas e drones que auxiliam no monitoramento das praias, grandes eventos e áreas de maior concentração de pessoas.

Reforço no efetivo

A Guarda Municipal passa a contar com 102 novos agentes, que começam a atuar a partir do fim deste mês e início de janeiro, fortalecendo o policiamento comunitário e as ações da Operação Verão.

Guarda-vidas

O efetivo foi ampliado de 56 para 90 profissionais, distribuídos em 18 pontos-base ao longo do litoral, com início das atividades em janeiro.

Serra

Guarda-vidas

Conta com 64 guarda-vidas em atuação. A partir de janeiro, o efetivo será ampliado para 80 profissionais.

Videomonitoramento

O município tem 230 câmeras, sendo 160 do tipo “tagarelas”, distribuídas em 86 bairros para monitorar pedestres, banhistas e condutores diretamente da Central de Monitoramento. Elas operam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e são comandadas por 30 agentes.

Tem o sistema de monitoramento de vias e leitores de placa (OCR) que compõem o Cerco Eletrônico Municipal, que é integrado com o sistema de câmeras da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O sistema possui características para a identificação de veículos e indivíduos com restrição judicial.

Encontra-se em estudo o aperfeiçoamento do sistema de videomonitoramento da cidade, objetivando a instalação de um Centro de Operações Municipal, prevendo o aumento do número de câmeras (estimando a operação de um quantitativo total de mais de mil câmeras) habilitadas com todas as tecnologias mais recentes (reconhecimento facial, Inteligência Artificial).

Vila Velha

Guarda-vidas e salvamento

Ao todo, 120 guarda-vidas reforçam o serviço de salvamento aquático em 28 postos, 25 deles elevados e outros 3 instalados em tendas ao longo dos 32 km da orla do município.

A Operação Verão do Salvamar se estenderá até o dia 28 de fevereiro. O serviço conta ainda com o apoio de um jet ski e um bote inflável.

Câmeras

O município possuiu câmeras de videomonitoramento que são operadas pela Guarda Municipal 24 horas por dia. Além disso, conta – para organizar o trânsito na cidade – com 100 novas câmeras, instaladas recentemente em vários bairros.

Guarapari

Guarda-Vidas

Durante a temporada de verão, 145 guarda-vidas estarão atuando nas praias. Além do trabalho preventivo e de salvamento, os profissionais já estão utilizando botes de salvamento e motos aquáticas.

Videomonitoramento

A Prefeitura informou que está avançando na reestruturação do sistema de videomonitoramento do município. Hoje conta com 49 câmeras, porém nenhuma está em pleno funcionamento em razão da falta de um sistema robusto de gerenciamento e armazenamento de imagens.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Câmeras “tagarelas” vão ajudar na segurança do verão na Serra

CIDADES

Idosa de 87 anos é resgatada com vida após cair em poço no ES

Câmeras “tagarelas” vão ajudar na segurança do verão na Serra

CIDADES

Feriadão de Natal tem 16 mortos e 58 feridos em acidentes de trânsito no ES

Câmeras “tagarelas” vão ajudar na segurança do verão na Serra

CIDADES

PRF flagra carro a 204 km/h e aplica mais de 800 multas nas rodovias do ES

Câmeras “tagarelas” vão ajudar na segurança do verão na Serra

CIDADES

“Brincadeiras” na internet podem virar crime e dar cadeia

Ícone tags Tags guarda-vidas litoral segurança tecnologia verão videomonitoramento

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

ENEM

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
ENEM
Prêmio Band Cidades Excelentes
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM