X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Segredo do desenvolvimento infantil está na rotina equilibrada

O segredo para melhorar a concentração, o raciocínio e a memória das crianças está na rotina equilibrada, apontam especialistas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Segredo do desenvolvimento infantil está na rotina equilibrada
Luiz e Monique Alves colocaram o filho Murilo para praticar jiu-jítsu. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Apesar dos benefícios das atividades para o desenvolvimento infantil, especialistas alertam: nenhuma criança é um “miniexecutivo”. Descanso e horas de sono reguladas são essenciais para os pequenos. 

O segredo para melhorar a concentração, o raciocínio e a memória das crianças está na rotina equilibrada, apontam especialistas.

Com rotinas cada vez mais atarefadas, além de horas de exposição às telas, os pequenos podem desenvolver o estresse e, até mesmo, chegar à exaustão. 

A orientadora do Kumon de Laranjeiras, na Serra, Giovana Ramos, conta que a rotina equilibrada é a chave para aprimorar boas habilidades nas crianças. Ela reitera a importância das famílias criarem hábitos com atividades benéficas e separarem o tempo de descanso delas.  

Leia mais em:

Guia para melhorar concentração, raciocínio e memória das crianças

Empreendedor e campeão em Olimpíada de Matemática

“As práticas só fazem bem se forem contínuas. Nada que se faça uma vez surte efeito. O aprendizado de idiomas, de um esporte e de uma habilidade artística, por exemplo, só funcionam com continuidade. É preciso treinar a mente. Fazer apenas uma vez ou outra não vai adiantar”.

A neuropsicopedagoga e terapeuta familiar, Penha Peterli, é enfática: “Crianças precisam brincar”. A especialista salienta que as atividades de lazer, de esporte e culturais não devem ser um peso e precisam estar alinhadas às afinidades de cada uma delas. 

“O equilíbrio é essencial. Não é preciso encher a agenda de uma criança. Os pequenos precisam de liberdade para brincar, pegar brinquedo e trabalhar a criatividade”. 

Para lidar com a dispersão e agitação do pequeno Murilo, de 5 anos, a recepcionista Monique Alves, de 34, e o administrador Luiz Alves, de 35 anos, decidiram incluir o jiu-jítsu na rotina do filho. 

Com equilíbrio, os pais buscaram uma atividade cujo menino tivesse identificação. Os benefícios foram tantos que até a dificuldade que ele tinha  em dormir foi solucionada, conta a mãe. 

“Com o esporte, ele melhorou bastante na concentração,  na memorização  e no raciocínio. Noto no dia a dia, como em atividades em casa. Hoje, ele consegue pegar um quebra-cabeça que acabou de ganhar e montar em minutos. Antes, ele não tinha nem interesse”.

As especialistas reiteram que alimentação saudável, sono e descanso fortalecem e solidificam o processo de aprendizagem infantil.

As famílias devem buscar atividades para estimular a criatividade dos pequenos e incluí-los na rotina, com atenção ao tempo de descanso, apontam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: