X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Guia para melhorar concentração, raciocínio e memória das crianças

Atividades de lazer, esportivas e culturais podem ser a chave para aprimorar a memória e a concentração dos pequenos


Se os adultos  enfrentam dificuldades de concentração, de raciocínio e de memória, imagine os pequenos! Especialistas apontam que, após os anos de  pandemia e com o acesso precoce às telas, as crianças estão mais dispersas. 

Atividades de lazer, esportivas, artísticas e culturais, contudo, podem ser a chave para aprimorar as habilidades dos filhos. O  jornal A Tribuna preparou um guia  para ajudar as famílias a lidar com a situação, até mesmo, com diversão.

O problema é  sério  e há alertas científicos para as famílias. De acordo com um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, crianças de 5 anos ou menos que passam mais de duas horas por dia em frente às telas têm cinco vezes mais chances de demonstrar dificuldade de concentração.

Leia mais em:

Empreendedor e campeão em Olimpíada de Matemática

Aulas para aprender a falar em público

A neuropsicopedagoga e terapeuta familiar Penha Peterli aponta que, muitas vezes, a dificuldade de concentração é um efeito emocional. A especialista alerta que as crianças não sabem comunicar o que sentem e demonstram com agitação e nervosismo, por exemplo. Para ela, o esporte é uma indicação central.

“Esporte é uma das melhores indicações para aprimorar habilidades infantis. Com ele, a criança libera dopamina e abaixa o nível de estresse. Muitas vezes, a desconcentração é uma questão emocional. O contato com a natureza, os jogos e o sono são outros pontos chave para ajudar os pequenos”. 

A neuropsicopedagoga clínica Geovana Mascarenhas enfatiza que, principalmente nas férias, é importante as famílias buscarem atividades estimulantes e divertidas.

“Se por um lado os pais precisam de criatividade, por outro, há crianças cheias de energia e capacidade de aprender. Uma das boas opções são atividades de jogos, brincadeiras em casa, a leitura, atividades manuais e brincadeiras em grupo”. 

Para  o raciocínio, os jogos de tabuleiro, de  cartas,  da memória e o quebra-cabeça são ideais, aponta a orientadora do Kumon de Laranjeiras, na Serra, Giovana Ramos.

“Com o quebra-cabeça, a criança treina a memória. Conforme ela for avançando no tempo de montá-lo, os pais podem criar novos desafios e comprar jogos com mais peças. Isso aumenta a concentração e estimula o raciocínio”.

Diversão e aprendizado em família

Imagem ilustrativa da imagem Guia para melhorar concentração, raciocínio e memória das crianças
Lorena Hombre e seus filhos, Lara Hombre Dias Colnaghi, 6 anos e o Murilo Hombre Dias Colnaghi, 3 anos.. jogando banco imobiliário. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Momento de diversão e de aprendizado. Praticamente todos os dias, a cerimonialista Lorena Hombre Colnaghi, de 39 anos, se reúne com os filhos Lara, de 6, e Murilo, de 3, para brincar com jogos de tabuleiro, de adivinhação, da memória e quebra-cabeças.

A cerimonialista conta que investir em tempo de qualidade com as crianças é uma oportunidade única e que tem reflexos no dia a dia dos pequenos.

“Quando estamos todos juntos, os jogos de tabuleiro são os preferidos, como o banco imobiliário. É um momento de diversão e também de aprendizado.  É muito clara a melhora na concentração e, principalmente, na memória e no raciocínio das crianças”.

Criação de estratégias

Imagem ilustrativa da imagem Guia para melhorar concentração, raciocínio e memória das crianças
|  Foto: Tiago Melo/AT

As aulas remotas junto aos meses em isolamento social criaram um hábito na família da advogada Kamylle Comper, de 40 anos: uma rotina de jogo de xadrez. Competições, estudo de técnicas e até livro com ensinamentos do jogo deixam o momento mais divertido para os pequenos Antônia Simon, de 9 anos, e Miguel Simon, de 7 anos.

“O xadrez foi muito importante para ajudar com a atenção e a concentração. Ajuda com o respeito ao tempo do outro, com o raciocínio rápido e criação de estratégias também. Até eu aprendi jogando com as crianças”.

Superação com futebol

Imagem ilustrativa da imagem Guia para melhorar concentração, raciocínio e memória das crianças
Guia para melhorar concentração, raciocínio e memória das crianças Na foto: Professora Luciana Vianna Gomes Alvarenga, com o marido o servidor federal Paul Allan Alvarenga e a filha Marina GomesAlvarenga. A filha pratica futebol desde os 08 anos e que é apaixonada pelo esporte. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Inteligente, com boas notas e dedicada, a estudante Marina Alvarenga, de 10 anos, só sofria com um problema: a dificuldade de concentração. 

Depois que a professora de Física Luciana Alvarenga, de 51 anos, e o servidor público federal Paul Alvarenga, de 52 anos, pais da estudante,  a colocaram em aulas de futebol, tudo se transformou. 

“Marina sempre foi uma aluna com boas notas, porém um pouco dispersa nas aulas. Depois que começou a praticar futebol, percebi que além de melhorar a concentração, melhorou muito a sua autoestima e a confiança”.

Benefícios da leitura

Desde cedo, Isabelle Zardini, de 13 anos, cultiva os hábitos de leitura e de ilustração. Importantes para o desenvolvimento da memória e da concentração, as práticas são paixões da estudante. De acordo com a avó, Maria Elizabete Peixoto, 75, e o escritor Edilson Celestino Ferreira, 78, marido de Elizabete, as práticas são benéficas para a menina. 

“Ela tem ótima memória e concentração. É tão atenta às aulas que aprende os conteúdos sem precisar estudar muito em casa”.

SAIBA MAIS 

Jogos de adivinha

As adivinhas, como “o que é, o que é”, estimulam a criança a refletir no tema proposto e a encontrar uma solução para a questão. Com isso, a atividade desenvolve o raciocínio, a dedução, a observação e a atenção aos detalhes. 

Jogos da memória

Os jogos de memória são interessantes para desenvolver a concentração das crianças, já que elas precisam lembrar da posição das peças. A brincadeira estimula o foco, a memorização, o senso de orientação espacial e a identificação de figuras,  de forma lúdica.

Cartas e jogos de tabuleiros

Os jogos  de cartas e de tabuleiros promovem o desenvolvimento da lógica infantil e ensinam a criança a não agir de maneira impulsiva. Com eles, os pequenos aprendem regras e estratégias para ganhar, além de trabalharem o raciocínio e a concentração. 

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é um jogo ideal para aprimorar a capacidade de raciocínio das crianças. Conforme a habilidade para montar um jogo for aumentando, as famílias podem adquirir conjuntos com mais peças e oferecer novos desafios para os pequenos.  

Esportes

Uma das principais indicações dos especialistas, os esportes ajudam no equilíbrio emocional das crianças. Muitas vezes,  as dificuldades de concentração, memória e raciocínio têm relação com problemas emocionais. A dica é buscar um esporte que tenha afinidade com os interesses da criança.

Atividades artísticas

As atividades artísticas, como a aquarela, o teatro e os desenhos, estimulam a criatividade e a concentração das crianças. Além disso, são ótimas opções para o desenvolvimento emocional dos pequenos.

Atividades manuais

As Atividades manuais envolvem criatividade e liberdade. Brincar com massa de modelar, por exemplo, é  fundamental para o desenvolvimento infantil. Com elas, as crianças trabalham o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e a concentração.

Brincadeiras em grupos

As Brincadeiras em grupo podem ser feitas, por exemplo, com as crianças que moram em condomínios. Elas favorecem o pensamento independente e a cooperação, além do trabalho em equipe e de ajudar a criança a ter paciência e a se concentrar para tomar decisões em conjunto. 

Contato com a natureza

O contato com a natureza renova as energias e é importante para o bem-estar das crianças, principalmente porque combate o estresse, um dos maiores causadores de dificuldades de concentração dos pequenos. Sempre que possível, é importante levá-los para pisar na grama e na areia, por exemplo. 

Educação musical

Aprender a tocar um instrumento é uma forma divertida de aprimorar o raciocínio infantil, além de estimular a criatividade e reduzir o estresse. O ideal é que, pelo menos, 30 minutos diários sejam dedicados à prática do instrumento. Os pais devem respeitar as afinidades da criança para cada instrumento musical. 

Práticas de estudo

Até mesmo em tempo de férias, é importante manter uma rotina de estudo. A aprendizagem acontece principalmente através da atenção e da memória e, por isso, manter uma rotina traz benefícios e consolida a aprendizagem. Com uma rotina de estudo, as crianças ganham mais autonomia e trabalham a concentração.

Idiomas

Com o aprendizado de idiomas, principalmente na primeira infância, a criança se adapta a fazer sinapses necessárias de linguagem e de raciocínio. A prática é ideal, também, para trabalhar a concentração dos pequenos. 

Canções infantis

Cantigas clássicas da infância, como “cabeça, ombro, joelho e pé”, podem ser aliadas para aprimorar a memória das crianças mais novas. Basta cantar junto com os pequenos e, de repente, fazer uma pausa para que a criança complete a letra da música.  

Descanso e sono

O descanso e o sono são essenciais para que as crianças consolidem o aprendizado. É importante, no entanto, não reservar o tempo de descanso para ficar apenas em frente às telas. O ideal é que a criança tenha um limite de exposição a tecnologia.

Gincanas

As gincanas são atividades ideais para promover o trabalho em equipe e a aliviar o estresse das crianças. Reunir irmãos, amigos, primos e até os pequenos da vizinhança para jogos e atividades lúdicas pode ser uma forma para aprimorar as capacidades de concentração e relacionamento dos pequenos. 

Fonte: Especialistas indicadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: