X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Seca já preocupa agricultores no Espírito Santo

Se a situação de estresse hídrico permanecer por mais tempo, os prejuízos devem se agravar na produção de produtos como frutas, verduras e grãos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Seca já preocupa agricultores no Espírito Santo
Rio Itapemirim, em Cachoeiro, teve queda de 5% na vazão em um mês, mas situação é mais crítica no Norte |  Foto: Clóvis Rangel

Além de prejuízos para o abastecimento da população, a seca no Espírito Santo ainda preocupa agricultores e pecuaristas.

O secretário estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, destacou que, se a situação de estresse hídrico permanecer por mais tempo, os prejuízos devem se agravar na produção de produtos como frutas, verduras e grãos no Espírito Santo.

Leia mais notícias de Cidades aqui

“No Estado, cerca da metade dos produtores usam sistemas de irrigação, o que ameniza um pouco a situação. Mesmo assim, estamos com temperaturas muito elevadas, em até cinco graus acima do esperado, o que causa prejuízos em algumas culturas”.

Ele apontou que hoje a região Norte, que tem como destaque cultivos do café conilon, mamão e pimenta-do-reino, vive situação mais crítica. “Para se ter uma ideia, esse é o período de enchimento dos grãos de café e, para isso, precisa de água”.

O secretário destacou que será preciso esforço de todos para economizar água e atravessar esse período.

Ele destacou que a resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicada na sexta-feira (08), tem medidas voltadas para redução do consumo associado à agropecuária.

Entre elas, está a suspensão do crédito rural para implantação de novos sistemas de irrigações. Além disso, o período de irrigação fica permitido somente à noite – com algumas exceções. Outras medidas foram a proibição de perfuração de poços artesianos e redução do volume outorgado para captação de água em 20%.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: