Santa Casa de Misericórdia de Vitória vai assumir gestão de hospital em Linhares
Hospital Rio Doce havia declarado paralisação na prestação de serviços da maternidade

A Santa Casa de Misericórdia de Vitória vai assumir a gestão do Hospital Rio Doce, em Linhares. A notícia foi compartilhada pelo Secretário da Saúde do Espírito Santo, Tyago Hoffmann, após audiência de conciliação com o Juiz de Direito do município de Linhares, Thiago Albani.
Após o fechamento do acordo, a transição começa a partir desta quinta-feira (09), "garantindo toda a assistência na maternidade e em todos os serviços do hospital", declarou Hoffmann em publicação no Instagram.
"A partir de amanhã a Santa Casa de Misericórdia, com seus profissionais técnicos, já vai estar logo cedo no hospital e durante uma semana ela faz uma transição. A partir da quarta-feira (15), 7 horas da manhã, assume em definitivo a gestão do hospital, garantindo toda a assistência para as mamães, para as gestantes e para todos que precisam daquela unidade hospitalar", destacou ainda o secretário.
SOLUÇÃO GARANTE FUNCIONAMENTO
O Hospital Rio Doce havia emitido um comunicado sobre o fechamento da maternidade da unidade em Linhares, devido a "atual e grave crise financeira". A paralisação das atividades estava prevista para acontecer no último dia 03. Com isso, o Ministério Público ajuizou uma ação civil na Justiiça solicitando a intervenção do governo do Estado para assegurar a continuidade dos serviços prestados pelo hospital.
Segundo o diretor técnico do hospital, Ronaldo José de Souza, a dificuldade financeira é consequência do repasse insuficiente do Ministério da Saúde. “Os hospitais filantrópicos recebem apenas cerca de 60% do custo real para os atendimentos. O restante deve ser arcado pela instituição, o que gera um déficit crônico. Chegamos ao limite, sem condições de manter a maternidade funcionando”, explicou.
Na ocasião, a Secretaria de da Saúde do Espírito Santo (Sesa) garantiu que não haveria interrupção dos serviços de maternidade do local. Um plano de contingência foi montado para assegurar o funcionamento dos atendimentos de risco habitual e de alto risco, com oferta de médicos garantindo assistência integral aos usuários do Sistema Único de Saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários