Semana da engenharia: drones agilizam liberação e fiscalização de obras
Tema foi abordado durante evento que acontece até quinta-feira (9) no Pavilhão de Carapina, na Serra. Entrada é gratuita

Utilizados em diversos setores profissionais, os drones estão sendo empregados em fiscalizações de obras de construção civil, agilizando a liberação de edificações urbanas.
Quem explica o assunto é o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Jorge Silva, durante a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que acontece até quinta-feira (9), no Pavilhão de Carapina, na Serra, em paralelo à 1ª Feira da Engenharia do Estado, com entrada gratuita.
“Os drones são uma ferramenta tecnológica que estão sendo muito utilizados em cidades para processos de fiscalização e exploração de obras de construção civil. Eles agilizam a liberação das edificações, a partir do momento em que identificam rachaduras, vazamentos, problemas sanitários, e tudo isso rapidamente”, afirmou Jorge Silva.
“Antes do uso de drones, um relatório de construção civil poderia demorar até 20 dias para ser expedido pela equipe de fiscalização. Hoje, leva de dois a três dias. Também utilizamos Inteligência Artificial (IA) nesses processos”, disse o idealizador do evento.
Apesar do uso cada vez maior de tecnologia no setor de engenharia, o presidente do Crea-ES afirma que “nada vai substituir a ação do homem. Muito pelo contrário, nós precisaremos de mais pessoas competentes e capacitadas para operar os drones e outras tecnologias no mercado de trabalho”.
O evento reúne 101 expositores de todas as regiões do Brasil, além de ser palco para palestras e apresentações de engenheiros.
apresentações
Artistas capixabas, por sua vez, fazem apresentações musicais e culturais. O espaço também conta com praça de alimentação e distribuição de brindes ao público.
“Quero convidar a todos para visitarem a SOEA e também a 1ª Feira da Engenharia, que conta com a presença de micros, pequenos e médios empresários do Espírito Santo, mostrando nossa inovação e tecnologia. Além disso, quem for ao local poderá degustar um bom café e chocolate capixabas”, brincou o presidente do Crea-ES.
Questionado se o evento terá mais uma edição em solo capixaba no ano que vem, Jorge explicou: “Ano que vem será em Sergipe, e teremos uma comitiva maior”.
Expositores
Bolsas para estudantes

O CREA do Paraná apresentou o programa “Mais Engenharia”, destinado a estudantes de Engenharia Civil formados, explicou Margolene Giacchini, representante do Conselho.
“Eles são selecionados através de prova e vão cursar pós-graduação gratuitamente. O objetivo é que esses profissionais, no futuro, trabalhem em obras de municípios do Paraná”, disse.
Para apresentar o projeto, um robô mostrava o vídeo institucional, explicando o programa de forma dinâmica.
Tradição gaúcha

Mostrando o impacto da agronomia na tradição gaúcha, o CREA do Rio Grande do Sul trouxe amostras de chimarrão, destacou Andrea Caputti, funcionária do Conselho.
“A produção de erva mate representa grande parte da nossa colheita. É a nossa tradição que queremos apresentar neste evento tão importante, que reúne profissionais de todo o Brasil”, afirmou.
Intercâmbio cultural

Trazendo “canjiquinha”, “esquenta”, e “kangingin”, o CREA do Mato Grosso ofereceu degustação de bebidas ao público para gerar intercâmbio de culturas entre os estados, disse Adriana Imbriani, engenheira civil.
“O SOEA é um momento não só de aprendizagem profissional, mas também de conhecer novas culturas do nosso Brasil. Então, trouxemos bebidas típicas de Cuiabá, capital do nosso Estado, para que todos experimentem parte de nossa cultura”, explicou.
O que ele diz
“Recorde”

“Batemos recorde. Este é o maior evento de engenharia, agronomia e geociências do Brasil e da América Latina. Durante todo o evento, um total de 120 mil profissionais participarão, e de diversas áreas, como engenharia civil, mecânica, metalúrgica, elétrica, metalmecânica, de produção, agronomia e outras.
E esse evento tão grande aqui no Espírito Santo é uma consequência da expansão dessas áreas no Estado. Em 2021, contávamos com 2.800 empresas registradas, e hoje, existem mais de 10 mil negócios de engenharia em território capixaba”.
Fique por dentro
Profissionais de todo o Brasil
80ª SOEA
O evento acontece até quinta-feira (9), às 16 horas, em paralelo com a 1ª Feira da Engenharia do Espírito Santo.
Entrada gratuita
O pavilhão de Carapina, na Serra, sedia o evento, que conta com entrada gratuita. Para entrar, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Palestras e apresentações
Com 101 expositores de Conselhos Estaduais de Engenharia e Agronomia (CREAs) de todo o Brasil, o evento conta com palestras, seminários, minicursos e workshops de temas variados envolvendo engenharia.
Motoristas
Os participantes contarão com mais de 12 mil motoristas de aplicativos trabalhando apenas para quem está frequentando o evento, disse o presidente do CREA-ES, Jorge Silva.
Café capixaba
Durante o evento, café de origem capixaba é oferecido gratuitamente.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários