Vinte pessoas desalojadas após temporal no interior do ES
Defesa Civil do Estado emitiu boletins extraordinários com informações sobre os danos causados pela chuva
Escute essa reportagem
Após o temporal na noite deste domingo (21), ao menos vinte pessoas estão desalojadas no interior do Espírito Santo - sendo treze em São Mateus e 7 em Mimoso do Sul.
De acordo com os dados do boletim extraordinário da defesa civil, atualizado às 6h desta segunda-feira (22), em São Mateus os desalojamentos foram causados por um vendaval, que deixou casas destelhadas. Em Mimoso do Sul, foram registrados pontos de alagamento e queda de parte de uma residência no bairro Café Moca.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção, Mimoso do Sul está entre os municípios que mais acumularam água da chuva, com um volume de aproximadamente 54,60mm.
O prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, explicou à reportagem que as estradas rurais amanheceram intransitáveis nesta segunda-feira (22). Casas ficaram alagadas e o calçamento foi trincado na região de Café Moça.
“Não conseguimos mensurar quantas estradas tiveram esse prejuízo, mas nosso maquinário está no local e amanhã estaremos fazendo a drenagem na região”, disse o prefeito.
Em bairros de Cachoeiro de Itapemirim houve acúmulo de água e as vias públicas foram tomadas por uma correnteza, que afundou carro e derrubou árvores.
No início da noite de domingo (21), boa parte da população foi surpreendida com os relâmpagos e trovoadas seguidos de chuva rápida. Vários alagamentos foram registrados em outros bairros da capital secreta, como Nova Brasília, na rua Etelvina Vivácqua. A situação foi semelhante em Alto Novo Parque, Baixo Monte Cristo, Coronel Borges e Aeroporto.
No município de Castelo, um deslizamento de terra interditou a estrada na localidade Córrego da Prata.
Na saída do município de Vargem Alta, no trecho que dá acesso a Cachoeiro, várias árvores obstruíram a pista na altura do trevo.
Na área rural de Itapemirim o temporal alagou estradas vicinais. Marataízes, Rio Novo do Sul e Mimoso do Sul também foram atingidos pelas chuvas.
Na Grande Vitória, Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra estão em alerta moderado para risco de alagamentos e deslizamentos de terra. No interior do Estado, Alegre, Guaçuí, Nova Venécia também receberam alerta para deslizamentos.
O boletim da Defesa Civil do Estado mostrou também que Cariacica, Vila Velha e Vitória foram as cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas.
Saiba onde mais choveu neste domingo (21)
- Cariacica — 84,02 milímetros
- Vila Velha — 81,88 milímetros
- Vitória — 59,68 milímetros
- Domingos Martins — 58,64 milímetros
- Viana — 55,98 milímetros
- Marechal Floriano — 55,20 milímetros
- Mimoso do Sul — 54,60 milímetros
- Apiacá — 51,40 milímetros
- Rio Bananal — 48,80 milímetros
- Serra — 48,58 milímetros
- Laranja da Terra — 47,20 milímetros
- Vargem Alta — 46,60 milímetros
- Muqui — 45,20 milímetros
- Rio Novo do Sul — 43,20 milímetros
- Cachoeiro de Itapemirim — 43,02 milímetros
- Colatina — 39,96 milímetros
- Ibiraçu — 36,76 milímetros
- Guarapari — 34,80 milímetros
- Presidente Kennedy — 34,20 milímetros
- Atilio Vivácqua — 29,20 milímetros
- Aracruz — 28,57 milímetros
- Castelo — 28,15 milímetros
- São Roque do Canaã — 26,73 milímetros
Comentários