Trabalhador rural morre vítima de febre maculosa em Pancas
Wanderson Flausino Silva tinha 33 anos

Um trabalhador rural de 33 anos morreu após contrair febre maculosa em no município de Pancas, no Noroeste do Estado. De acordo com informações da TV Tribuna/Band, a vítima foi identificada como Wanderson Flausino Silva, e morreu no último dia 18 de setembro.
Wanderson teria procurado atendimento médico após apresentar um quadro de febre alta, dor de cabeça e dores no corpo. Após três dias do primeiro atendimento, o trabalhador retornou ao pronto atendimento com um quadro de plaquetas baixas. Diante do quadro, ele foi transferido para um hospital da região, porém, morreu logo em seguida.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), confirmou que a causa da morte foi febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela. Por ser muito pequeno, o laboratório alerta que a presença do animal é dificilmente percebida, além disso, a doença tem sintomas semelhantes aos da dengue, o que dificulta o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento.
Em nota, a Secretaria da Saúde (Sesa) informou que o caso segue em investigação e ressaltou que, conforme apurado até o momento, não foram identificadas outras pessoas com suspeita da doença no Estado.
"A Sesa reforça ainda a importância de a população ficar atenta a qualquer sintoma como febre alta repentina, dores de cabeça intensas, manchas pelo corpo, mal estar geral, náuseas e vômitos.
Caso esteja em áreas com presença de carrapatos, é importante fazer a inspeção no corpo regularmente e, caso veja a presença de carrapatos, deve-se realizar sua retirada de forma cautelosa com uso de proteção nas mãos. Na presença de qualquer sintoma a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo e informar sobre o contato com carrapato".
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários