Santa Teresa terá Ecoparque e campus de Instituto Mata Atlântica em nova área
Instalações foram doadas pelo Governo do Estado, na área em que funcionava a antiga casa de inverno do governador
O município de Santa Teresa vai abrigar um novo campus do Instituto Mata Atlântica (Inma) em uma área doada pelo Governo do Estado. Nesta terça-feira (16) uma cerimônia marcou a doação do terreno no qual anteriormente funcionava a residência de inverno do governador, para a instalação das atividades administrativas e científicas do Instituto.
A mudança marca uma homenagem aos 110 do nascimento do Patrono da Ecologia no Brasil. Na área de 100 mil m2, localizada às margens da ES-261, irá funcionar, além do campus do Instituto, um ecoparque com trilhas ecológicas abertas ao público.
As trilhas serão sinalizadas com um QR Code (para ser escaneado com celulares) nas árvores, além de um espaço interativo para estudantes, mirante de observação de aves e até um local para eventos e uma área de piquenique. Cerca de 85% da área de mata permanecerá preservada, com ações voltadas à recuperação ambiental, incluindo recomposição de áreas degradadas e manejo sustentável da vegetação.
Originalmente destinada à criação de um parque, a área em que o ecoparque será construído passou por diferentes destinações ao longo das décadas e chegou a ser doada a uma entidade privada para a construção de um hotel de luxo no local, o que não foi à frente.
“Nosso compromisso é com o conhecimento científico de qualidade, acionado pela sociedade e orientado para políticas públicas. O novo campus será fundamental para que o INMA cumpra a sua missão de conhecer e contribuir para a restauração e preservação da Mata Atlântica”, explicou o Diretor do INMA, Sérgio Lucena Mendes.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador do Estado, Renato Casagrande, compartilhou que um Jequitibá-Rosa, árvore símbolo do Espírito Santo, foi plantado na área para marcar o novo local do Instituto.
"Vamos comemorar a transferência do terreno, uma parte vai ser utilizada para o novo campus do Inma, e outra parte vai ser de uso coletivo, para o município de Santa Teresa e para os turistas que visitam a cidade", explicou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários