Queijos feitos no Estado levam medalha de ouro
Queijarias de João Neiva e Venda Nova se destacaram na ExpoQueijos Brasil International Cheese Awards 2023
Escute essa reportagem

Produtores capixabas de queijos têm conquistado os paladares mais exigentes do País. Só neste mês, duas receitas das iguarias produzidas no Estado foram premiadas durante a ExpoQueijos Brasil International Cheese Awards 2023, que aconteceu em Araxá, Minas Gerais, na semana passada.
Na categoria “Queijo de Leite de Vaca Cru - Menos de 30 dias, casca tratada”, o ouro ficou com o queijo Montenegro, da Queijaria Giacomin, de João Neiva.
Leia mais sobre Cidades: Regional
Pedro Henrique Castoldi Borlini é o mestre da queijaria e elaborou a receita premiada. “Foi a primeira vez que participamos do concurso e ficamos muitos felizes pela premiação”, disse ele que trabalha com a mulher Gabriela Giacomin Borlini.
Já na categoria “Mista, Queijos Aromatizados e/ou Condimentados acima de 30 dias”, o ouro ficou com a Fazenda Carnielli, de Venda Nova do Imigrante.
Segundo Erica Carnielli, colaboradora da empresa e esposa de Pedro Carnielli, um dos sócios, também é a primeira vez que a queijaria participa do concurso.
“Nosso queijo, mesmo artesanal, possui leite pasteurizado, mantendo a segurança alimentar”.
No 6º Prêmio Queijo Brasil, realizado em julho, em Santa Catarina, três medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze foram para queijos fabricados de Norte a Sul do Espírito Santo.
Nesse evento, as queijarias capixabas premiadas foram a Santa Rita, de Alegre; Artelatte e Carnielli, de Venda Nova; Pingo de Ouro, de Domingos Martins; e Vila Veneto e Giacomin, de João Neiva.
Entre os produtos reconhecidos na premiação de julho estavam queijos finos, de massa cozida ou mole e até com casca mofada. Um dos produtores medalhistas foi Roberto Cuzini, para quem o prêmio trouxe um novo olhar à região de João Neiva, onde fica sua queijaria, a Vila Veneto.
Roberto levou para lá uma medalha de ouro pelo queijo do tipo Asiago e uma de bronze pelo Original Otello. “Foi incrível, porque só traz mais valor para os queijos de João Neiva”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários