Queijos feitos no Estado levam medalha de ouro
Queijarias de João Neiva e Venda Nova se destacaram na ExpoQueijos Brasil International Cheese Awards 2023
Siga o Tribuna Online no Google
Produtores capixabas de queijos têm conquistado os paladares mais exigentes do País. Só neste mês, duas receitas das iguarias produzidas no Estado foram premiadas durante a ExpoQueijos Brasil International Cheese Awards 2023, que aconteceu em Araxá, Minas Gerais, na semana passada.
Na categoria “Queijo de Leite de Vaca Cru - Menos de 30 dias, casca tratada”, o ouro ficou com o queijo Montenegro, da Queijaria Giacomin, de João Neiva.
Leia mais sobre Cidades: Regional
Pedro Henrique Castoldi Borlini é o mestre da queijaria e elaborou a receita premiada. “Foi a primeira vez que participamos do concurso e ficamos muitos felizes pela premiação”, disse ele que trabalha com a mulher Gabriela Giacomin Borlini.
Já na categoria “Mista, Queijos Aromatizados e/ou Condimentados acima de 30 dias”, o ouro ficou com a Fazenda Carnielli, de Venda Nova do Imigrante.
Segundo Erica Carnielli, colaboradora da empresa e esposa de Pedro Carnielli, um dos sócios, também é a primeira vez que a queijaria participa do concurso.
“Nosso queijo, mesmo artesanal, possui leite pasteurizado, mantendo a segurança alimentar”.
No 6º Prêmio Queijo Brasil, realizado em julho, em Santa Catarina, três medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze foram para queijos fabricados de Norte a Sul do Espírito Santo.
Nesse evento, as queijarias capixabas premiadas foram a Santa Rita, de Alegre; Artelatte e Carnielli, de Venda Nova; Pingo de Ouro, de Domingos Martins; e Vila Veneto e Giacomin, de João Neiva.
Entre os produtos reconhecidos na premiação de julho estavam queijos finos, de massa cozida ou mole e até com casca mofada. Um dos produtores medalhistas foi Roberto Cuzini, para quem o prêmio trouxe um novo olhar à região de João Neiva, onde fica sua queijaria, a Vila Veneto.
Roberto levou para lá uma medalha de ouro pelo queijo do tipo Asiago e uma de bronze pelo Original Otello. “Foi incrível, porque só traz mais valor para os queijos de João Neiva”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários