Novo Radium Hotel, em Guarapari, ficará pronto em abril de 2026
Patrimônio histórico do município passa por restauração e vai ganhar nova função: será a primeira escola de turismo do Espírito Santo
Um dos principais patrimônios históricos do município de Guarapari, o Radium Hotel segue com sua restauração em ritmo acelerado e deve ser entregue à população em abril do ano que vem.
O complexo está recebendo um investimento de mais de R$ 18 milhões do governo do Estado e se prepara para ganhar uma nova função em breve: será a primeira escola de turismo do Espírito Santo, sob gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES (Fecomércio-ES), através do Sesi e Senac.
Segundo Thiago Raposo, gerente de arquitetura e engenharia da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o trabalho está em fase avançada.
“Diversos fatos supervenientes foram encontrados durante a execução, mas nada que possa ocasionar atraso no cronograma”, explicou Raposo.
Durante as intervenções, a equipe também enfrentou desafios técnicos. “Alguns elementos estruturais estavam se desmanchando, mas estão sendo refeitos com as mesmas características arquitetônicas, mantendo a originalidade do prédio”, afirmou.
A obra segue as normas de preservação do Conselho Estadual de Cultura, que aprovou o projeto antes do início dos trabalhos, em conformidade com a Lei de Tombamento do Patrimônio Histórico.
No passado, o Radium Hotel abrigou hóspedes em busca dos tratamentos com as famosas areias monazíticas.
Entre as descobertas feitas no local estão estruturas antigas como um poço, uma passarela e uma escada que ligava a recepção diretamente à praia — vestígios do período em que o hotel funcionava como espaço terapêutico.
Esses achados, segundo o Instituto Modus Vivendi, responsável pela execução, serão restaurados e abertos à visitação pública.
Além do restauro, o entorno também passará por revitalização. Um projeto paisagístico será executado na área onde hoje funciona a feira de expositores, com repasse estadual de R$ 1,26 milhão à prefeitura.
A expectativa é que, com a conclusão da obra, o Radium Hotel volte a ser um símbolo de identidade cultural e se torne um novo polo de conhecimento e inovação em Guarapari.
Saiba mais
Localizado em frente à Praia da Areia Preta, no Centro de Guarapari, o Radium Hotel foi inaugurado em 1953 e apresentava conforto em todas as suas dependências.
O local foi um dos mais chiques e grandiosos hotéis do País, projetado para ser um verdadeiro hotel cassino de padrões internacionais.
O hotel foi tombado em 1998 pelo Conselho Estadual de Cultura como bem de valor histórico e cultural do Espírito Santo.
O projeto arquitetônico do novo Radium Hotel foi contratado pelo movimento empresarial ES em Ação e custeado pela Samarco.
No ano passado, o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para utilização do espaço após o processo de restauração.
A ideia central é que o espaço se torne um polo voltado para cursos de formação profissional, apoio ao turismo e cultura.
Segundo o projeto, o novo Radium Hotel contará com salas de aula, biblioteca, auditório e café.
A praça onde o prédio está localizado também será revitalizada.
Fonte: Secti e Prefeitura de Guarapari.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários