Caso de meningite é confirmado em cidade da Região Serrana do ES
Município não forneceu detalhes sobre o paciente, mas informou que “todas as providências necessárias estão sendo tomadas”
Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo, confirmou nesta terça-feira (11) um caso de meningite meningocócica, infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. A informação foi divulgada em nota oficial.
O município não forneceu detalhes sobre o paciente, mas informou que “todas as providências necessárias estão sendo tomadas”.
De acordo com o comunicado, as medidas de vigilância epidemiológica e controle foram adotadas imediatamente, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A prefeitura destacou que os contatos próximos do paciente já foram identificados, monitorados e receberam as orientações e cuidados preventivos recomendados.
A meningite pode ter origem viral, bacteriana ou fúngica. A forma viral é a mais frequente e costuma apresentar boa recuperação. Já a bacteriana requer maior atenção, embora não se propague com facilidade quando as medidas de prevenção são respeitadas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanha a situação de forma contínua e reforçou que, até o momento, não há motivo para pânico ou adoção de medidas restritivas.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sonolência ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2025, até a semana epidemiológica 40, 842 casos suspeitos foram registrados, com 226 confirmados e 44 óbitos no Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários