MST: 200 famílias ocupam fazenda em São Mateus
Ocupações fazem parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária; mais 24 ocupação acontecem no Brasil inteiro
Escute essa reportagem
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou, na madrugada desta quarta-feira (17), a Fazenda Coqueirinho, em São Mateus. Cerca de 200 famílias ocupam a propriedade, que está na Justiça Federal por cumprimento de direitos trabalhistas.
O local já foi sede de uma antiga fábrica de farinha de mandioca chamada Inquinor, e conta com 294 hectares, além de uma parte devoluta, ou seja, sem destinação pelo Poder Público, de 28 hectares.
A ocupação acontece no aniversário do “Massacre de Eldorado dos Carajás”, que aconteceu em 17 de abril de 1996, com o assassinato de 21 trabalhadores sem terra, e faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
A reportagem entrou em contato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado e essa matéria poderá ser atualizada caso haja retorno.
Mais de 24 ocupações em 11 estados do Brasil
Segundo nota do MST, divulgada na segunda-feira (15), a Jornada contabilizou a realização de 30 ações diversas, em 14 estados do país, mobilizando mais de 20 mil famílias. Desse total, o MST realizou 24 ocupações de terra em 11 estados.
Além do Espírito Santo, ocorreram ocupações de terra e montagem de novos acampamentos na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Sob o tema “Ocupar para o Brasil Alimentar”, as ações vão até até sexta (19), com um conjunto de ações em todas as regiões do país para cobrar a realização da Reforma Agrária, em memória aos 28 anos das mortes em Eldorado do Carajás e celebração os 40 anos de lutas do Movimento.
Comentários