Motociclistas pilotam 1.500 km até Aparecida
Trinta e duas pessoas partem hoje de Alfredo Chaves em uma romaria até São Paulo para pagar promessas feitas a Nossa Senhora
Escute essa reportagem
Para muitos fiéis, a fé não tem distância. E é com esse pensamento que 32 motociclistas de municípios da região serrana do Estado e da Grande Vitória viajaram para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (23).
A peregrinação, com mais de 1.500 quilômetros, acontece pela 18ª vez e cumpre promessas à santa. De acordo com os amigos Adilson Roveta, Ednei de Jesus Botelho, Luciano Veneli, Fábio Bergamo, Rogério Ribeiro, Vagner Vaneli e Rodrigo Montavaneli, a peregrinação cumpre a promessa de mães de filhos doentes e, segundo elas, as crianças foram curadas após promessas a Nossa Senhora Aparecida.
“Minha mãe, que hoje é morta, fez uma promessa quando eu tinha 8 anos. Eu desenvolvi ‘sopro’ no coração e precisei operar. Ficou sério o meu caso e só fui curado após minha mãe fazer uma promessa a Nossa Senhora. Como forma de manter viva a memória de minha mãe e agradecer, todos os anos vamos de moto até o Santuário”, disse Adilson Roveta, de 51 anos.
O policial militar Ednei de Jesus Botelho revelou que ele e mais alguns amigos resolveram entrar na romaria de moto em 2007 e se dedicar a Nossa Senhora Aparecida se a vida de uma criança da comunidade onde eles moram, que estava desenganada pelos médicos, fosse restabelecida.
“A criança tinha apenas 2 anos na época e estava vivendo com ajuda de aparelhos. Os médicos os desligaram e ela sobreviveu. Agora, todos os anos vamos até o Santuário agradecer a graça recebida”, explicou.
Ainda de acordo com Botelho, o percurso da romaria foi marcado para iniciar às 5h de hoje, em Sagrada Família, interior de Alfredo Chaves. A chegada na Basílica de Aparecida está prevista para 15h.
APOIO
Durante o trajeto, os participantes terão apoio mecânico e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com cinco paradas para alimentação, hidratação e uso de banheiros, de acordo com os organizadores.
Todas as motos são de 150 cilindradas. Para o secretário de Esportes e Lazer de Alfredo Chaves, Messias Cledson Meira Guimarães, a romaria une os costumes da Igreja Católica com a prática saudável de um esporte praticado na região. “Eles são dedicados e nos mostram que fé não tem distância”, ressaltou.
Comentários