X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Latas de leite e remédios são enviados para vítimas de enchente em Mimoso do Sul

Cidades doaram medicamentos para serem enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao município atingido pelas fortes chuvas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Latas de leite e remédios são enviados para vítimas de enchente em Mimoso do Sul
Medicamentos e latas de leite foram entregues pela Sesa |  Foto: Divulgação/ Sesa

Mais de 180 tipos de medicamentos e 400 latas de leite foram enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para as vítimas da enchente no município de Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo.

A Sesa explica que os remédios foram doações de 13 cidades capixabas após mobilização feita pela pasta, enquanto que as latas de leite foram repassadas pela própria secretaria para serem destinadas ao público infantil. 

Os medicamentos foram doados por: Viana, Serra, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Laranja da Terra, Cariacica, Marechal Floriano, Fundão, Linhares, São Roque do Canaã, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Mucurici e Guarapari.

Segundo a Sesa, cada tipo de medicamento corresponde a uma quantidade de produtos, ultrapassando a marca de mais de 150 mil medicamentos entregues.

Toda a logística de recebimento, triagem e distribuição de medicamentos e outros materiais é conduzida pela Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF).

“Temos fornecido medicamentos do componente básico, estratégico, saúde mental e do componente especializado, para repor o estoque dos usuários atingidos pela chuva e, ainda, para atender as pessoas que não são cadastradas nas Farmácias Cidadãs”, explica a gerente da GEAF, Maria José Sartório.

Segundo ela, as informações que norteiam essa frente de atendimento são obtidas junto a um grupo de gestores municipais da Assistência Farmacêutica, coordenado pelo Estado.

“Nesse grupo são relatadas as necessidades, e é feita articulação com todos para as doações”, detalha a gerente, pontuando, porém, que alguns municípios têm optado pelo envio direto aos municípios, sem intermediação da GEAF.

Maria José Sartório ressalta ainda que, na semana passada, a Gerência de Assistência Farmacêutica entregou aos municípios afetados, de maneira fracionada, os cinco kits emergenciais enviados pelo Ministério da Saúde.

Cada kit é composto por 32 tipos de medicamentos e de 16 tipos de insumos (luvas, seringas e ataduras, entre outros) suficientes para atender 1.500 pessoas durante um mês.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: