X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Após enchentes no Sul do ES, 400 cães e gatos são abandonados

Médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, agrônomos, entre outros profissionais, estão na cidade para cuidar dos animais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após enchentes no Sul do ES, 400 cães e gatos são abandonados
Voluntárias prestam atendimento a cães vítimas da enchente em Mimoso. Região precisa de doações de ração |  Foto: Ana Luiza Andrade

Além das vidas humanas perdidas e dos danos materiais, outra situação preocupa em Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte: cerca de 400 animais, entre cães e gatos, foram abandonados e ficaram machucados após as enchentes do dia 23 do mês passado.

Para auxiliar no socorro a esses bichos, uma ONG que trabalha com resgate de animais em Minas Gerais se deslocou para o Sul do Espírito Santo.

Leia mais sobre Cidades: Regional

Uma equipe do Grupo de Resgate e Animais em Desastres (GRAD) chegou a Mimoso no dia 24, quando a região estava em colapso e tentando entender a extensão da tragédia.

Composto por mais de 80 membros, o grupo conta com veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros, educadores físicos, biólogos, advogados, oceanógrafos, fotógrafos, bombeiros civis, entre outros profissionais.

Quatro veterinários e um auxiliar estão trabalhando no resgate de animais machucados e desaparecidos nas cidades capixabas.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) informou que foram 405 animais assistidos, entre gatos e cachorros, com atendimentos clínicos, além de encaminhamentos para clínicas parceiras, desde o dia 26 de março até esta segunda-feira (1º).

Além de tratamento veterinário, foram distribuídas mais de 6 toneladas de ração. “Fizemos a logística das doações com as ONGs locais, já fizemos uma triagem para as pessoas que queriam ajudar e estamos a todo momento socorrendo algum animal”, disse a médica veterinária Daniele de Oliveira Freitas.

Segundo Daniele, os profissionais da ONG realizam atendimentos médicos, fornecendo alimentos e medicações. Os animais mais machucados estão sendo encaminhados para clínicas veterinárias que ofereceram ajuda ao projeto.

“Estamos fazendo atendimentos veterinários nas casas, fornecendo alimentos e medicações, e prestando assistência e consulta de check-up”, afirmou.

Saiba onde doar ração para os animais

Vitória

Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar, que fica na rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá.

Cachoeiro de Itapemirim

Na 1ª Companhia de Bombeiros Militar, localizada na BR-393, Km 0, antiga avenida Mardegan, 790, bairro Marbrasa.

na 2ª Subseção da OAB - ES, localizada na avenida Monte Castelo, 96, bairro Independência. Os interessados podem também ligar para o telefone (28) 3522-5540 para informar onde a doação de ração pode ser recolhida.

Quais itens podem ser doados?

Além de doar ração para os pets, os interessados podem ajudar também a população vítima da chuva doando água mineral, colchões, cestas básicas, cobertores, roupas em condições de uso, além de kits de limpeza e de higiene pessoal.

Fonte: Corpo de Bombeiros do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: