Iniciadas as obras de restauro da Igreja Luterana em Domingos Martins
Investimento total na obra é de R$ 691,8 mil, com previsão de execução em seis meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço
Foram iniciadas as obras de restauro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Domingos Martins. O início dos trabalhos de recuperação do bem tombado pelo patrimônio histórico, é realizado por meio do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo Patrimônio Material Tombado – Ciclo 2023.
O programa desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secult, tem como objetivo, realizar a transferência de recursos que visam a revitalização de patrimônios tombados ou em processo de tombamento pelo Estado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelos municípios. O investimento total na obra é de R$ 691,8 mil, com previsão de execução em seis meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
“O início do restauro da Igreja Luterana, em Domingos Martins, é um marco para a preservação deste patrimônio histórico tão importante para a formação do povo capixaba. Inaugurada em 1887, é um marco da colonização alemã e da cidade que recebe anualmente milhares de visitantes”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins foi erguida em 1866 e sua torre inaugurada em 1887 e é considerado o mais antigo templo protestante com torre do Brasil e da América Latina. Situado na Praça Arthur Gerhardt, nº 61, no Centro da cidade, o templo foi reconhecido como bem tombado pela Resolução nº 6/1986, inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro das Belas Artes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários